SOS Mata Atlântica testa divulgação de campanha pelo ThunderClap

Ferramenta serve para espalhar mensagens por Twitter, Facebook e Tumblr; post é feito automaticamente em todos os perfis de colaboradores, no mesmo horário

A ONG brasileira SOS Mata Atlântica está testando outra forma de divulgar suas causas. Em vez de pedir por retuítes ou compartilhamentos, responsáveis pela organização iniciaram uma campanha no site ThunderClap, ferramenta para espalhar mensagens por Twitter, Facebook e Tumblr.

O serviço funciona mais ou menos como o KickStarter. A diferença é que, em vez de doarem dinheiro, os apoiadores dos projetos colaboram com posts nas três redes sociais citadas. Eles são gerados automaticamente na data especificada pelos criadores da campanha – no caso, 15 de janeiro –, e basta escolher o site em que deseja que a postagem apareça.

A mensagem é “Diga NÃO ao abandono e as ameaças aos Parques e Áreas Protegidas do Brasil. #SOSParquesdoBrasil”, e a ideia é fazer com que ela chegue ao máximo de pessoas possível – e, eventualmente, apareça entre os tópicos mais comentados nas redes sociais. Por ora, 262 usuários estão apoiando a causa, 162 a mais do que a meta original. Parece pouco, mas o alcance já está girando em torno dos 210 mil internautas.

Contexto – A campanha da ONG é contra ameaças às poucas reservas de Mata Atlântica que ainda restam no Brasil. Mais especificamente, briga pela não realização das obras da Estrada-Parque Caminho do Colono, que estão colocando em risco o Parque Nacional do Iguaçu. Segundo o texto no ThunderClap, a reserva já enfrenta problemas, “como a queda vertiginosa no número de felinos”.

A descrição da campanha diz que o projeto de lei que legalizaria a estrada ainda abre brechas para a criação de outras estradas do tipo. Dessa forma, poderia ameaçar ainda mais reservas e espécies de animais e plantas. Se quiser colaborar com a campanha, acesse-a por aqui. E para conhecer sobre o ThunderClap, veja o site oficial.