Sony resolve competir de verdade no mercado de smartphones

Fabricante reduziu preços dos seus celulares e entrou na briga contra os melhores do segmento Android

São Paulo — A Sony anunciou nesta semana os lançamentos de dois novos smartphones. Os aparelhos são chamados Xperia XZ Premium e Xperia XA1 Ultra e chegam com preços de 3.999 reais e 2.299 reais. Com isso, a fabricante se posiciona para competir de verdade no mercado de smartphones contra Samsung, Motorola e LG.

No passado, a Sony trazia seus celulares com preços acima da concorrência. Esse foi o caso, por exemplo, do Xperia Z5 Premium, o primeiro a vir com tela de resolução 4K. Seu preço sugerido era de 4.699 reais. Os rivais Galaxy S7, Moto Z e LG G5 SE custavam, respectivamente, 3.799 reais, 3.199 reais e 3.499 reais.

Hoje, os preços dos concorrentes do Xperia XZ Premium, disponível a partir de 12 de julho, têm preços de até 3.999 reais. Ou seja, a Sony colocou seu smartphone topo de linha no mesmo patamar de preço das demais fabricantes.

O Xperia XA1 Ultra vai rivalizar com produtos como o Moto Z2 Play, o Galaxy A7 e o Zenfone 3 Zoom. Nesse faixa de preço, a empresa já tinha outras opções no ano passado, como o antecessor XA Ultra. O smartphone da Sony chega ao mercado em agosto.

Premium

O Xperia XZ Premium é um smartphone com tela de 5,5 polegadas e resolução 4K, com suporte para HDR (que otimiza brilho e contraste das cenas de vídeos compatíveis). O display tem também recursos das TVs da Sony, como as tecnologias chamadas Triluminous e X-Reality, que ajudam a melhorar a qualidade dos vídeos da web.

Sony-Xperia-XZ-Premium Xperia XZ Premium: smartphone tem tela 4K

Xperia XZ Premium: smartphone tem tela 4K (Sony/Divulgação)

O aparelho chega ao Brasil com o processador mais veloz da Qualcomm na atualidade, o Snapdragon 835 octa-core. Além disso, ele tem 4 GB de memória RAM, 64 GB de armazenamento interno, sistema Android Nougat 7.1 e bateria de 3.230 mAh.

O XZ Premium também conta com a tecnologia da Sony chamada Qnovo Adaptive Charging. Ela serve para aumentar a longevidade da bateria do dispositivo. Para isso, quando deixamos o smartphone na tomada e vamos dormir, a corrente elétrica não passa constantemente para a bateria depois de ela estar 100% carregada.

Em vez disso, a carga é transferida até um certo limite e atinge a plenitude quando estiver perto da hora de ser desconectado da tomada. O smartphone analisa a rotina de recarga da bateria e realiza esse carregamento inteligente, como explica a fabricante.

Para os fãs de vídeos nas redes sociais, o aparelho tem um recurso interessante. Ele é capaz de gravar vídeos em câmera lenta com 960 quadros por segundo. Ou seja, é possível criar vídeos de qualidade rapidamente com a sua câmera de 19 megapixels, tudo depende da sua criatividade. Vale notar que é importante que o ambiente esteja bem iluminado para usar o recurso de câmera lenta.

A câmera frontal do produto é de 13 megapixels, com abertura de f/2.0, o que significa que suas selfies podem não sair muito boas em lugares parcialmente escuros. Mas a resolução será uma das maiores da categoria.

Ultra

Sony-Xperia-XA1-Ultra XA1 Ultra: gadget tem tela de 6 polegadas

XA1 Ultra: gadget tem tela de 6 polegadas (Sony/Divulgação)

Já o Xperia XA1 Ultra é um aparelho de tela grande e configuração mais modesta. Seu display Full HD é de 6 polegadas e seu processador é um MediaTek Helio X20 quad-core. A memória RAM é de 4 GB e ele tem 64 GB de armazenamento interno.

As câmeras do produto são de 23 megapixels e 16 megapixels e ele não faz vídeos em câmera lenta como o XZ Premium.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Maximiliano Ribas

    Coloca em R$ 2.500,00 o XZ Premium que vai vender igual água, mas preferem vender pouco… receio que a Sony não resolveu competir de verdade no mercado de smartphones, apenas dar Ctrl + C seguindo de Ctrl + V nos preços, em vez de colocar um preço competitivo. Gosto da fabricante, mas se os consumidores fossem inteligentes no BR, boicotavam as marcas para que as mesmas tivessem lucros menores e abaixassem esse caramba desse preço… país subdesenvolvido, sabe como é…

  2. Rubens Jose de Souza

    Meu Sony Xperia Z2, depois de 2,5 de uso, inchou a bateria e estourou o celular. Sony, nunca mais….

    1. hahaha q ridículo . não se usa bateria por tanto tempo . tem que trocar a cada 2 anos no máximo . outras marcas duram ou 1 ano ou 1,5 meio no máximo .
      vc fez mau uso . bateria nenhuma suporta quase 3 anos em bom estado .

      eu tenho home theater de 12 anos que ainda funciona . walkman de 1992 e ainda funciona .
      e vc fala q é marca é ruim?
      vc não sabe o q diz .

    2. produtor da sony são top em qualidade . o problema é o preço .
      panasonic tb é uma boa marca .

      aliás tudo que é japonês é muito caprichado . desconfie de coreanos .

      aliás bem vindo a selva . agora que desistiu de uma boa marca .
      vc vai sofrer muito kk

  3. JT Ollemhebb

    Tive um Xperia ZQ. A câmera normal era péssima; deformava a imagem tanto em foto quanto em vídeo. Foi pra assistência técnica duas vezes. Vendi-o com pouco mais de um mês de posse. Sony de novo só se me for possível fazer um “test drive” completo antes.

  4. Ronaldo Vasconcelos Teixeira

    Tive um Xperia Z3+, celular que destroçou o display após uma queda de cerca de 30 cm de altura, em superfície plana, o touch da Linha Z fica inutilizado com qualquer quebra do vidro, e o preço de reparo da assistência técnica cadastrada são imorais, celulares Sony, nunca mais.

  5. Produtor da sony tem ótima qualidade . e desvaloriza muito pouco . da para revender em bom preço .
    o preço se justifica nos componentes . tive 2 smarthfones da sony .
    desisti da marca pelo preço .
    a confiabilidade é muito alta . o aparelho só vai dar problema por mal uso .
    ou muito azar . pq o controle de qualidade é muito alto.

  6. Reinaldo Aparecido Prado de Camargo Filho

    É um ótimo aparelho, mas as bordas e o preço…

  7. Mas nem por 1.000 reais compraria isso!
    Sony nunca mais! Dois aparelhos meu explodiram, e o terceiro agora está fazendo barulho de interferência… E desligando sozinho