Sony pode lançar relógio de papel digital em 2015

Fruto de uma nova divisão de inovação da Sony, um novo relógio feito todo de papel digital pode ser lançado no próximo ano pela empresa

São Paulo – A Sony está desenvolvendo um relógio inteligente com tela e pulseira de papel digital (e-paper). Com isso, toda a superfície do gadget seria capaz de exibir dados e mudar sua aparência. O relógio seria lançado em algum momento do próximo ano. As informações foram publicadas pela Bloomberg.

De acordo com pessoas familiarizadas com os planos da Sony, a empresa irá focar em um relógio com design bem trabalhado, em vez de tentar incluir diversas funcionalidades de tecnologia – como vem sendo feito na maioria dos produtos lançados.

O relógio faria parte de uma nova estratégia da empresa, de desenvolver e lançar produtos inovadores. Ele foi criado dentro de uma nova divisão na Sony, que é comandada pelo CEO Kazuo Hirai. O objetivo dessa divisão é de desenvolver com rapidez possíveis produtos inovadores. O relógio é o primeiro resultado.

Com o papel digital, o usuário poderá ser capaz de mudar a aparência do relógio sem que seja preciso alterar as pulseiras. A tecnologia de papel digital é como a tela usada em leitores digitais como o Kindle, da Amazon. Ela gasta uma quantidade pequena de energia por não emitir luz.

A Bloomberg ainda detalha outros possíveis trabalhos da nova divisão da Sony. Um projeto chamado MESH tem como objetivo criar um sistema de fácil construção de protótipos. A ideia se assemelha a um Lego.

São blocos com funções diferentes que podem ser reunidos para a criação de um protótipo. A ideia também se assemelha ao Projeto Ara, do Google, que pretende construir smartphones a partir de blocos com funções diferentes.

A divisão também tem um núcleo de aceleração de boas ideias. Funcionários da Sony podem apresentar projetos e pedir financiamento para o desenvolvimento para a própria empresa.

A Sony, procurada pela Bloomberg, se recusou a comentar as informações publicadas.