Software monitora o que toca nas rádios

Ferramenta foi criada para ajudar artistas e empresários na tomada de decisões

O sucesso de um músico é medido não só pela quantidade de shows que ele faz, como também pelo número de vezes que suas canções são tocadas e pedidas nas rádios. Para manter os profissionais do mercado fonográfico bem-informados, uma start-up brasileira criou o Audio Monitor AirPlay, solução que capta e analisa os dados gerados por mais de 800 rádios brasileiras.

Hospedado em um serviço em nuvem, o aplicativo é disponibilizado em um dashboard interativo, que permite com que artistas e empresários cruzem dados como audiência e regiões onde as músicas dos artistas são mais tocadas. O hit Show da das Poderosas, de Anitta, por exemplo, tocou 1 111 vezes entre os dias 11 e 18 de fevereiro – quase 159 vezes por dia.

Com planos de monitorar 3 000 rádios até o fim do ano, a Sky Software, empresa que criou a solução, espera vender a ferramenta para artistas e empresários que investem na divulgação de álbuns, mas não têm controle sobre as transmissões. A novidade pode ajudá-los a traçar estratégias, como planejamento de shows e ações de marketing. “Hospedar o aplicativo em um serviço de nuvem nos deu tranquilidade para expandir o negócio, pois sabemos que a segurança e a disponibilidade das informações estarão garantidas”, diz César Sponchiado, CEO da Sky Software.

Clique aqui e saiba mais