Smartphone com Ubuntu OS chega em outubro

Os primeiros aparelhos com sistema Ubuntu OS seriam lançados apenas em 2014, mas a produtora Canonical irá antecipar a estreia

São Paulo – Os primeiros aparelhos com sistema Ubuntu OS seriam lançados apenas em 2014, mas a produtora Canonical irá antecipar a estreia para o mês de outubro.

Em entrevista para o jornal Wall Street Journal, o fundador e CEO da Canonical, Mark Shuttleworth, afirmou que os smartphones com Ubuntu OS estarão disponíveis já em outubro e que os desenvolvedores de apps poderão obter acesso ao sistema ainda neste mês de fevereiro.

Shuttleworth não deixou claro quais marcas de smartphones irão rodar o novo Ubuntu OS, mas os desenvolvedores de app poderão trabalhar com a plataforma com um Samsung Galaxy Nexus.

A plataforma Ubuntu OS é uma das favoritas na computação open source e sua versão para dispositivos móveis permitirá rodar em aparelhos de entrada.

Além disso, os smartphones Ubuntu também usarão aplicativos nativos, permitindo aos desenvolvedores criar um único app para rodar no desktop e aparelhos móveis. Isto possibilitará uma fácil transição entre dispositivos.

Novidades

A interface do Ubuntu móvel é uma das principais características da nova plataforma. Funções como mudar de apps ou pesquisar um conteúdo poderão ser acionadas com um simples movimento do dedão nos cantos da tela.

Já a tela inicial trará uma experiência mais dinâmica para o usuário. Ao contrário da grade estática que é vista hoje no Windows Phone, Android ou iOS, a interface é mais focada nos conteúdos usados recentemente ou com mais frequência pelo usuário.

A versão também trará comandos de voz e texto que irão funcionar com qualquer aplicativo. Além disso, os dispositivos com o sistema móvel Ubuntu poderão ser utilizados com um monitor, teclado e mouse.