Site usa Facebook para encontrar doadores de sangue

Indiano criou Socialblood para conectar pessoas do mesmo grupo sanguíneo e facilitar as doações em situações de emergência

São Paulo – Hospitais do mundo todo dependem de doadores de sangue para o tratamento de pacientes em situações de emergência e com doenças crônicas. Alguns tipos sanguíneos são menos comuns e compatíveis do que outros, portanto, a busca é mais difícil.

Com o objetivo de conectar pessoas do mesmo grupo e facilitar as doações de sangue em situações de emergência, um jovem indiano criou o Socialblood, um aplicativo para Facebook.

A ideia foi de Karthik Naralasetty, que tem 22 anos e já ganhou o Prêmio Empreendedores Sociais da Juventude em Staples – Ashoka. O app convida o usuário a fazer o registro e colocar o seu tipo de sangue.

Posteriormente, eles são ligados a um dos oito grupos na rede social, podem convidar amigos para participar da campanha através da rede social, postar mensagens no caso de emergência ou responderem a pedidos de doações.

A ferramenta já conta com a participação de 1.500 pessoas. Segundo Naralasetty, um post recente de um homem que pedia sangue para a filha recebeu 74 respostas em apenas 24 horas. A iniciativa pode auxiliar campanhas de hospitais e o encontro de doadores adequados, que residam próximos aos locais de quem necessita de sangue.

Para se cadastrar, basta ter uma conta no Fecebook e acessar o site www.socialblood.org.