Site sugere candidato a partir de perfil de usuário

O usuário pode editar seu perfil respondendo se é a favor ou contra temas como casamento gay, legalização das drogas, privatizações, etc.

São Paulo – Um portal para pesquisar sobre todos os candidatos às 5.564 prefeituras do país e seus vereadores, com informações fornecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e opiniões enviadas pelos usuários.

Assim é o Repolítica, site criado em 2010 por um grupo de cinco ex-alunos do IME, da UERJ e da UFRJ, que será usado pela primeira vez em eleições municipais neste ano.

Ao acessar o site, o usuário pode editar seu perfil (é possível fazer login com a conta do Facebook), respondendo se é a favor ou contra temas como casamento gay, legalização das drogas, privatizações etc., além de informar suas posições ideológicas e econômicas. O questionário pode variar de acordo com a cidade do eleitor.

O usuário também pode opinar sobre os candidatos, respondendo sobre suas qualidades, planos e prioridades. Todas as respostas publicadas são indexadas de forma anônima.

A partir das informações postadas pelos usuários, a ferramenta traça um perfil do candidato, apontando suas principais qualidades, se ele é considerado de direita ou de esquerda em setores como economia e sociedade.

Ao fazer o cruzamento do perfil do eleitor com os perfis dos candidatos, o site também é capaz de informar, em índice percentual, qual candidato se alinha mais com o perfil do usuário.

Ao mesmo tempo, os candidatos também podem utilizar a plataforma para divulgar suas propostas e projetos.

“Todos os candidatos já têm sua página no Repolítica, mas eles podem se cadastrar pessoalmente para administrar seus próprios perfis. Dali pode surgir até um fórum de discussão entre cidadãos e políticos”, explica o desenvolvedor Miguel Lannes, um dos responsáveis pelo site.

O primeiro turno das eleições 2012 acontece no dia 7 de outubro. Nas cidades onde o segundo turno for necessário, a votação acontece no dia 28 de outubro.