Siri, da Apple, ajuda um homem cego a usar o Instagram

Em vídeo, Tommy Edison, cego desde que nasceu, explica como é possível utilizar a assistente de voz da Apple para capturar, editar e compartilhar fotos no app

São Paulo – Tommy Edison é cego desde que nasceu. E hoje, graças a ajuda da assistente de voz da Apple, Siri, ele se tornou mais um dos milhares de usuários do popular app de fotografia Instagram. Está sendo muito divertido, nunca tive uma câmera, disse ele em um vídeo no YouTube no qual relata sua experiência na rede. Seu perfil no Instagram, blindfilmcritic, tem cerca de 10 mil seguidores e conta com quase 200 imagens, todas capturadas pelo próprio Edison.

O uso do app é feito através da ferramenta de acessibilidade disponível no iPhone, e, com a ajuda da Siri, Edison é capaz de ouvir o que está sendo apresentado na tela do aparelho. No vídeo, que tem pouco mais de dois minutos de duração, ele mostra como é o processo de captura, edição e compartilhamento de imagens no app. 

A assistente também auxilia na escrita da legenda: através do comando de voz, transforma em texto tudo o que Edison quer dizer sobre a imagem. A ideia, explica ele, é mostrar um pouco do seu cotidiano e que uma das partes mais interessantes de todo o processo são os comentários que cada imagem recebe de seus seguidores.

O vídeo no qual Edison explica como utilizar o Instagram faz parte do seu projeto The Thomas Edison Experience, uma série de relatos feitos por ele sobre a sua vida. Em seu site oficial, o Blind Film Critic, escreve críticas bem humoradas sobre cinema e mostra como é possível usar outros apps, como Facebook e Twitter, por exemplo, da mesma maneira como usa o Instagram.

Veja em detalhes no vídeo abaixo como é a experiência de Edison no Instagram: