Simone de Beauvoir é homenageada pelo Google em Doodle

Simone de Beauvoir, escritora francesa de “Os Mandarins” e “O Segundo Sexo” completaria hoje 106 anos. Data foi lembrada pelo Google

São Paulo – Simone de Beauvoir, escritora, filósofa e feminista francesa, completaria hoje 106 anos de vida e o Google não deixou a data passar em branco. Nesta manhã, a empresa colocou no ar em sua página inicial de buscas um Doodle estático, mas não menos elegante, em homenagem à autora de Os Mandarins (1954).

Simone de Beauvoir nasceu em Paris em uma família burguesa, mas que perdeu tudo depois que seu avô materno, que era banqueiro, faliu. O gosto pela literatura veio de seu pai, Georges, que sempre incentivou que ela buscasse o sucesso em uma carreira acadêmica.

Depois de estudar matemática e literatura, Simone foi estudar filosofia na consagrada Universidade de Paris (Sorbonne). Lá, conheceu Jean-Paul Sartre, com quem teve um conturbado relacionamento amoroso, mas uma produtiva parceria intelectual.

Simone deixou como legado uma extensa obra literária, que envolve romances e ensaios, além de ter escrito também monografias sobre filosofia e política, por exemplo. Uma das obras mais importantes do movimento feminista, O Segundo Sexo, foi escrito por ela em 1949.

A escritora veio a falecer de pneumonia aos 78 anos, em 1986, e foi sepultada no mesmo túmulo que Sartre, no cemitério de Montparnasse, em Paris. O vídeo abaixo, em francês, mas com legendas em inglês, mostra uma das raras entrevistas televisivas de Simone. Confira.

//www.youtube.com/embed/W6hmVO7t_Bs?rel=0