Seu iPhone está mais lento? Não é culpa da Apple

Atualização do iOS não causou queda de performance nem no iPhone 5s; entenda o que acontece

São Paulo – Toda vez que uma nova atualização do iOS é liberada, muita gente reclama que o iPhone fica mais lento. Em alguns casos, a bateria pode ser, sim, afetada. No entanto, a performance geral é mantida, de acordo com a empresa de benchmarks Futuremark.

A companhia informa que possui um banco de dados com mais de 100 mil avaliações relativas ao desempenho de iPhones 5s, 6, 6s e 7 e constatou que não houve alterações significativas entre as atualizações dos iOS 9 ao iOS 11.

As performances de CPU (que lida com processos, como abertura e gerenciamento de apps) e de GPU (que lida com processamento gráfico) se mantiveram consistentes, apesar das pequenas perdas.

Se o problema não é o hardware do iPhone, o que deixa os smartphones mais lentos?

O problema é que os aplicativos e serviços ficam melhores e mais complexos. Com isso, eles passam a exigir mais dos smartphones a cada atualização e é essa a lentidão que é perceptível.

A questão da bateria também é alvo de crítica de donos de iPhones–e de muitos smartphones Android também. Porém, isso pouco tem a ver com o novo iOS no seu aparelho. A vida útil da bateria é medida por ciclos de recarga. Quanto mais vezes você descarregar e carregar a bateria do smartphone, menos ela vai durar no longo prazo. Você pode tomar algumas medidas pra prolongar a vida útil da bateria do seu celular, conforme explicamos neste vídeo.

Veja também