Serviço de pagamentos do WhatsApp deve ser lançado no Brasil

Aplicativo de mensagens já permite transferências entre amigos na Índia

São Paulo – O serviço de pagamentos do WhatsApp, que funciona atualmente somente na Índia, deve ser lançado no Brasil no futuro. A informação foi divulgada pelo WABetaInfo, site conhecido por antecipar novidades referentes ao aplicativo.

Além do Brasil, onde o WhatsApp tem mais de 120 milhões de usuários, México e Reino Unido estão nos planos de expansão – que ainda não tem data para acontecer.

EXAME procurou a assessoria de imprensa do WhatsApp no Brasil para comentar o caso, mas foi informada de que ainda não há planos para o serviço, conhecido como WhatsApp Payments, chegar ao país.

O funcionamento das transferências monetárias é parecido com o de aplicativos como o PicPay ou o Social Bank. Eles permitem pagamentos entre pessoas, como bancos, e possuem carteiras digitais próprias para as quais você pode transferir dinheiro ou pagar usando o cartão de crédito.

Ao menos nessa fase de testes, o WhatsApp não cobra pelas transações.

O caminho que o aplicativo trilha com esse novo negócio é parecido com o do WeChat, popular na China não só para mensagens como também para pagamentos.