Selfie, hashtag e big data agora fazem parte do dicionário

Dicionário americano Merriam-Webster anuncia incorporação dos termos selfie, hashtag e big data após atualização que envolveu participação de 30 editores

São Paulo – Difundidos na internet, termos como selfie, hashtag e big data agora fazem parte do dicionário americano Merriam-Webster. A novidade foi anunciada ontem.

“Termos como crowdfunding, gamification e big data mostram que a internet mudou o mundo dos negócios de forma profunda”, afirmou o editor da publicação Peter Sokolowski em texto sobre a iniciativa.

Cerca de 30 editores contribuíram com sugestões para a 11ª atualização do Merriam-Webster. Nela, 150 novos termos foram incorporados ao dicionário.

A seguir, veja algumas das palavras da área de tecnologia que passaram a fazer parte da publicação.

Termos

Big Data: uma acumulação de dados que é muito grande e complexa para ser processada pelos tradicionais métodos de análise.

Crowdfunding: a prática de solicitar contribuições financeiras de um grande número de pessoas, especialmente na comunidade online.

Gamification: o processo de incorporar jogos ou elementos de jogos a algo (como uma tarefa) com a finalidade de encorajar a participação.

Hashtag: símbolo tradicionalmente usado no Twitter agora está registrado no dicionário  (Reprodução/Mashable)

Hashtag: uma palavra ou frase precedida do símbolo # que classifica ou categoriza o texto que acompanha (como um tuíte).

Selfie: uma imagem de alguém tirada por ele mesmo usando uma câmera digital criada especialmente para ser postada em redes sociais.

Selfie

Febre na internet nos últimos meses, selfie já havia sido escolhida a palavra do ano pelo dicionário Oxford em 2013.