Seis dicas importantes para começar a jogar Pokémon Go

O jogo da Niantic tem uma mecânica muito peculiar e consome muita bateria do celular

São Paulo – Pokémon Go é o primeiro grande jogo de uma franquia da Nintendo a chegar para smartphones. Desenvolvido pela Niantic, o game requer que o usuário ande pela sua cidade para encontrar os monstrinhos. Eles são visualizados por meio da câmera, utilizando a tecnologia chamada realidade aumentada.

O jogo se tornou uma febre nos países em que foi lançado e provocou correrias em parques, assaltos e até uma polêmica com o museu do Holocausto.

Por enquanto somente, a primeira geração de Pokémon está disponível para a captura. É possível completar a PokéAgenda – um dispositivo que reconhece e armazena dados de Pokémon para estudo – ao pegar 151 monstrinhos diferentes.

Cada personagem vai aparecer em uma determinada região. Os dos tipo água, por exemplo, aparecem perto de rios e mares.

Como capturar um Pokémon?

Assim como no anime e nos demais jogos da franquia, é preciso usar PokéBolas para capturar os monstrinhos. Elas os encolhem e armazenam em um pequeno recipiente circular. 

Para capturar, você precisa jogar a PokéBola no Pokémon. A dica é ficar de olho no círculo verde que aparece sobre o monstrinho. Quanto menor ele estiver, mais chances você tem de capturar a sua presa. 

Você pode começar o jogo com o Pikachu

Quando você começa a jogar Pokémon Go, são apresentadas três opções: Bulbassaur, Charmander e Squirtle. No entanto, há uma quarta: Pikachu. Se você quiser o Pokémon mais famoso do mundo. 

A dica é ignorar os iniciais comum por três vezes. Na quarta, o Pikachu vai aparecer e basta jogar a sua PokéBola para capturá-lo.

O que são as PokéStops?

Essas paradas são locais nos quais o usuário pode conseguir itens importantes gratuitamente. 

Elas aparecem em destaque no mapa e permitem que você consiga PokéBolas sem precisar gastar dinheiro. Como o jogo é baseado em geolocalização, você precisará andar até a PokéStop mais próxima.

Como chocar ovos Pokémon

Os ovos que você consegue nas PokéStops do jogo precisam ser chocados. Como? Fazendo o que você mais faz ao jogar Pokémon Go: andando. 

É preciso tocar sobre os ovos para incubá-los. A partir daí, um contador começa a monitorar os seus passos. Porém, a tela precisa estar ligada (e com o app aberto) para isso. 

Quando você caminhou, em média, 5 km, seu ovo irá chocar e você terá um novo Pokémon.

Como tornar seu Pokémon mais forte

Cada Pokémon tem seu CP, que se refere ao seu poder de luta. Conforme você captura várias vezes o mesmo personagem, você ganha dois itens: uma StarDust e um Candy. O aumento de nível de poder de luta requer um determinado número desses itens. O jeito, então, é capturar todos os Pokémon que aparecerem.

Modo de economia de bateria

O Pokémon Go requer que o usuário esteja sempre com a tela acesa e o app aberto. Por isso, ele tem um modo de economia de bateria. Para ativá-lo, toque na PokéBola que aparece quando o smartphone está na vertical, depois, na engrenagem que fica no canto superior direito. Lá, vocé encontrará a opção referente ao modo de economia de energia, que deve estar ativado. 

Depois disso, abra o app e vire o seu smartphone de ponta cabeça. Dessa forma, o Pokémon Go continuará a funcionar, com o mínimo possível de brilho de tela.

No entanto, você precisa mudar o tempo de bloqueio automático do seu aparelho, se quiser sair para fazer uma caminhada para chocar um ovo no jogo, por exemplo.