Satya Nadella é o novo CEO da Microsoft

Ex-vice-presidente da divisão de nuvem e corporativa da Microsoft, indiano ocupará cargo deixado por Steve Ballmer e será o terceiro CEO da história da companhia

Agora é oficial: após meses de especulações, Satya Nadella passa a ser o novo CEO da Microsoft. O indiano, antigo vice-presidente da divisão de nuvem e corporativa, é apenas o terceiro a assumir o cargo desde a fundação da companhia – o primeiro foi Bill Gates, que saiu do cargo em 2000 para dar lugar a Steve Ballmer.

Nadella é funcionário da MS há 22 anos, de acordo com seu perfil na página da companhia. Foi por ela, aliás, que sua promoção a Chief Executive Officer foi anunciada, confirmando os rumores do último dia 30 de janeiro.

Além do engenheiro, outro a mudar de cargo dentro da empresa será Bill Gates. Até então ocupando a cadeira de presidente, o fundador da Microsoft será substituído pelo diretor John Thompson, ex-Symantec. O norte-americano seguirá na companhia, como conselheiro de tecnologia do recém-anunciado CEO, um cargo menos administrativo e mais voltado para a área de produtos.

De acordo com reportagem da Bloomberg, Gates era uma dos principais apoiadores da promoção de Nadella ao cargo de liderança, o que mostra certa afinidade e pode até servir de indicativo de que os dois poderão trabalhar bem juntos. Mas independente disso, a nova função do fundador da empresa está longe de significar que ele perderá força dentro dela – segundo o Re/code, ele segue como diretor e ainda tem 4% de participação nas finanças da companhia. 

Quem é Satya Nadella? – Antigo VP da divisão de nuvem e corporativa da MS, o indiano chefiava os serviços de nuvem e de ferramentas de desenvolvimento da companhia, como Windows Azure, Windows Serve, SQL Server, Visual Studio e System Center – o que talvez aponte rumos que a empresa pode tomar sob seu controle. Da infra-estrutura que comandava, dependem hoje serviços como Bing, SkyDrive, Xbox Live e Skype, por exemplo.

Nadella nasceu em Hyderabad, na Índia e se junto à Microsoft em 1992. Antes, era parte da equipe técnica da Sun Microsystems, e se formou em engenharia elétrica na Universidade de Mangalore. Ainda obteve mestrados em ciência da computação na Universidade de Wisconsin e em administração de empresas na Universidade de Chicago.

Na Microsoft, ele ainda ocupou cargos na divisão de servidores, fazendo a passagem para a estrutura de nuvem. Ele também foi vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento na divisão de serviços online e vice-presidente da divisão de negócios.