Samsung U28D590D

logo-infolab

O monitor Samsung U28D590D é um produto voltado para profissionais de edição de imagens. Ao contrário do padrão tradicional de 16,7 milhões de cores, o aparelho tem suporte para 1 bilhão. A resolução da tela de 28 polegadas é 4K, ou seja, quatro vezes o padrão Full HD (4096 x 2160p).

O produto é um dos poucos monitores com essa resolução que está à venda no mercado brasileiro. Por isso, seu preço acompanha a tendência puxada pelas TVs 4K, o que faz o valor chegar a 3.199 reais — o que, ainda assim, está abaixo da média dos televisores.

[Conheça o método do INFOlab]

Design

A base do produto parece ser construída em alumínio polido, o que dá um aspecto refinado ao aparelho. Entretanto, o corpo do monitor em si é feito em plástico, apesar de seu acabamento ter aparência de metal.

Internamente, a estrutura é revestida de metal para oferecer mais robustez. As bordas da tela são finas (cerca de 2cm) e a lateral tem um plástico cromado. Algo que faz falta é uma forma de controlar a inclinação do aparelho.

Há apenas um botão na parte de trás para controlar as opções. Quando pressionado, o menu virtual aparece em primeiro plano na tela. Se não houver conexões físicas estabelecidas, como fontes externas de sinal, apenas uma lista de entradas é exibida.

Imagem e usabilidade

O painel do Samsung U28D590D é TN, em vez do tradicional LCD, com retro iluminação LED. O contraste dinâmico é de 1.000.000:1 enquanto o brilho atinge 370cd/m². Apesar de prover boa qualidade,

Como não é IPS (In-Plane Switching), o painel poderia ter ângulos de visão melhores. Apesar de não ser divulgado pela fabricante, não chega aos 178º, o que já é padrão entre os produtos topo de linha com resolução Full HD.

Os ajustes de imagem disponíveis no aparelho seguem o padrão de mercado: cor (RGB, tom e gama), brilho, contraste e nitidez. Contudo, há alguns recursos especiais que ajudam na hora de usar o monitor para atividades de entretenimento.

O chamado Game Mode reduz a escala de tons de cinza e deixa as mais vibrantes, em tese, oferecendo melhor visual para jogos. Já o Magic Bright traz os modos pré-programados para diversas situações de uso. São elas: Custom, Standard, Cinema e Dynamic Contrast. Há também o modo PIP (Picture-in-Picture: resolução de 1920 x 2160p) e o PBP (720×480 ou 1920 x 1080p), que permite visualizar imagens lado a lado e em um quadro sobreposto.

Estes últimos recursos oferecem a visualização simultânea de duas fontes de sinal, que podem vir por conexão HMDI e DisplayPort ou por duas HDMI. Algo a se considerar é que as imagens transmitidas via HDMI não atingem a velocidade de 60Hz.

Por outro lado, a fidelidade de cores é boa e o nível de ajuste fino é altíssimo, visto que são 1 bilhão de cores disponíveis.

As funções do menu do monitor da Samsung mais interessantes são as seguintes:

– Temporizador para desligar após um período de 1 a 23 horas de uso.

– Desligar LED que indica que está funcionando na parte frontal (útil quando o monitor é utilizado como painel de aviso ou exibição de imagens)

– Economia de energia – Na prática, reduz o brilho da tela;

– Magic Angle e Magic Bright – Melhora ângulos de visão e ajusta o brilho automaticamente.

Vale a pena?

O Samsung U28D590D é um produto voltado para uso profissional, visto que seu preço não é dos mais acessíveis para entretenimento — o aparelho chega a custar mais do que quatro vezes mais o valor de um monitor Full HD. Para profissionais que precisam de um display 4K, esta pode ser uma boa opção. Mas vale notar que o recomendado é sempre usá-lo conectado a uma fonte de sinal por DisplayPort para obter melhor qualidade de imagem.

Ficha técnica

Tipo Retroiluminado de LED/Painel TN
Diagonal 28”
Tempo de resposta 1ms
Contraste estático 1000:1
Contraste dinâmico 1.000.000:1
Brilho 370 cd/m²
Resolução 4K
Potência consumida – Espera/Max (Watts) 0,3W/32W
Conexões P2, 2 HDMI, DisplayPort
Dimensões 66,0 x 48,6 x 16,9cm ( L x A x P)
Peso 5,6

Avaliação técnica

Prós Resolução 4K; 1 bilhão de cores; exibe dois sinais de imagem ao mesmo
Contras Ângulo de visão poderia ser melhor; não atinge 60 Hz por HDMI
Conclusão Monitor voltado para uso profissinal com possibilidade de ajuste fino de cores
Imagem 9,8
Configuração 8,5
Design 8,4
Média 9.0
Preço R$3.199