Samsung T27B750

logo-infolab

Avaliação de Airton Lopes / Nas lojas você vai achá-lo na prateleira dos monitores, mas o T27B750 fica mais à vontade ao lado das smartTVs. Com tela de 27 polegadas, ele é um monitor com sintonizador de TV digital, várias funções presentes nos melhores televisores inteligentes e design bacana. A sua variedade de conexões com e sem fio é notável. O modelo tem Wi-Fi embutido para facilitar a diversão com aplicativos e a reprodução de mídia presente em outros aparelhos. Nos testes do INFOlab com conteúdo compartilhado na rede local, o T27B750 tocou em 1080p os formatos de vídeo mais relevantes e carregou legendas externas e embutidas. Para a ligação direta por Wi-Fi com outros equipamentos, o monitor é compatível com as tecnologias WiDi (Wireless Display) e Wi-Fi Direct, que falhou em todas as tentativas de conexão com tablets e smartphones. A qualidade de imagens é muito boa. Mas, se a intenção for usar o monitor a maior parte do tempo para trabalhar, a resolução full HD do T27B750 não é a ideal, já que existem monitores de 27 polegadas com telas de 2.560 por 1.440 pixels.

Avaliação de Giovana Penatti / Com preço e funções de smartTV, esse monitor da Samsung pode fazer as vezes de uma televisão Full HD de 27 polegadas. Ele conta com sintonizador de TV digital e variedade de conexões que o deixam bastante versátil.

Entre os destaques do monitor como TV, colocamos a presença do SmartHub, ao qual ele se conecta via Wi-Fi ou cabo de rede para dar acesso a uma série de aplicativos disponíveis também nas smartTVs da marca. O visual é idêntico ao adotado pelos hubs nas TVs da Samsung lançadas em 2012.

Também há opções como DLNA (AllShare Play) e Wireless Display, comuns em televisores, que foram adotados pelo T27B750 para permitir a reprodução de telas sem o uso de cabos. Nos testes, a reprodução por DLNA foi muito bem; reconheceu os principais formatos de arquivos em 1080p (exceto RMVB) e carregou legendas externas e embutidas. Já o WiDi sofreu com momentos de instabilidade.

Utilizando cabos, é possível conectar aparelhos pelas entradas vídeo componente, vídeo composto, D-Sub, RF (duas), RCA, P2 e HDMI (duas). O monitor vem com um cabo MHL, que possui um plugue HDMI numa ponta e um microUSB na outra. Assim, dá para conectar smartphones ao monitor utilizando uma das portas HDMI. Outra opção, ainda, é reproduzir o que estiver armazenado no serviço online Sugar Sync.

Além de todas essas conexões, há ainda duas USB na lateral. Uma delas serve para gravar a programação da TV – para isso, é preciso conectar um pen drive ou HD de pelo menos 40 GB – e reproduzir mídia. A outra funciona como um atalho para a USB do computador, que se conecta ao monitor pelo USB B na parte traseira do monitor.

Falando das imagens criadas pelo monitor, elas são muito boas para as finalidades nas quais pode ser utilizado. Para ver TV e filmes em Full HD e usar o computador no trabalho, não há problemas. Mas, para usar a maior parte do tempo como monitor do computador, vale lembrar que há outros monitores com 27 polegadas com 2.560 por 1.440 pixels. Além disso, o preço de quase 2 mil reais é aproximadamente o de uma televisão de 40 polegadas como a Série 6 ES6100 UN40ES6100.
O monitor utiliza a tecnologia LCD com LED do tipo TN, que tem o ângulo de visão mais restrito que os IPS. As caixas de som também não são excelentes: há duas, com 7 W de potência cada, que servem para quebrar o galho. Ainda assim, há suporte para Dolby Digital +, dts 2.0 e SRS TheaterSoundHD, mas falta graves. Quem busca uma excelente definição para músicas e filmes com certeza fica insatisfeito com elas e precisa lançar mão de um fone de ouvido.

O design lembra o que era chamado de moderno nos anos 60 e foge do comum. Ele tem moldura preta, que fica presa à base branca e curvada pela lateral inferior. As laterais e a traseira também são brancas. Apesar de bonito, o design apresenta problemas de ergonomia, já que não é possível ajustar a altura a tela, apenas incliná-la para trás ou para a frente.

Ficha técnica

Tela 27
Tecnologia LCD com LED
Resolução 1.920 por 1.080 pixels
Contraste dinâmico 5 000 000:1
Tempo de resposta 5 ms
Entradas 2 HDMI, 1 vídeo componente, 1 composto, 1 D-Sub, 2 RF, 1 RCA, 1 P2
Saídas 1 áudio óptica, 1 P2
Conexões 2 USB, Ethernet, Wi-Fi

Avaliação técnica

Prós Recursos de TV conectada top de linha; boa conectividade; primeiro monitor com Intel Wireless Display que testamos; Wi-Fi embutido.
Contras Preço abusivo (pelo valor, poderia ter painel IPS); recurso TimeShift exige HD externo conectado, o que na prática inutiliza uma porta USB; não permite ajustar a altura.
Conclusão O preço é bastante elevado. Pelos recursos, dá para comparar o monitor a uma smartTV de tamanho reduzido.
Imagem 7,7
Configuração 9,3
Design 8,0
Média 8.4
Preço R$ 1.998