Samsung lidera vendas em 2011; Apple é segunda

As remessas de celulares da fabricante sul-coreana totalizaram 97,4 milhões de unidades. A Apple registrou 93 milhões de iPhones vendidos

São Paulo – A Apple ultrapassou a Samsung em número de smartphones vendidos no último trimestre do ano passado. A fabricante do iPhone vendeu 37 milhões de aparelhos no período, o que lhe garantiu 23,9% de participação de mercado, segundo a empresa de pesquisa Strategy Analytics. A rival sul-coreana totalizou 36,5 milhões de unidades comercializadas, que deram à empresa 23,5% de market share.

No acumulado do ano, contudo, a Samsung ainda lidera o mercado. Grande parte de seus modelos são equipados com o sistema operacional Android, do Google. As remessas de celulares da fabricante totalizaram 97,4 milhões de unidades, ou 19,9% de participação. A Apple, vice-líder, ficou com 19% de representatividade e registrou 93 milhões de iPhones vendidos.

A Nokia terminou o ano em terceiro lugar, com 77,3 milhões de smartphones vendidos, correspondentes a 15,8% do total de aparelhos. A fabricante finlandesa de celulares perdeu mais da metade de sua participação em relação ao ano anterior, quando tinha 33,4% do mercado e 100,1 milhões de smartphones embarcados.

O Windows Phone, considerado a última esperança de recuperação da Nokia e equipou de mais de 1 milhão de seus smartphones, ainda não foi suficiente para reverter o prejuízo da empresa, de 1 bilhão de euros no último trimestre do ano passado.