Samsung Level On Wireless

logo-infolab

O Samsung Level On Wireless é um par de fones de ouvido do tipo on ear que tem alguns diferenciais que o torna altamente versátil. O preço, no entanto, pode desagradar mesmo aqueles dispostos a pagar mais de mil reais por um fone.

Design

Recebemos no INFOlab o modelo azul e, visualmente, o Level On chama atenção por ser inteiro de plástico fosco, o que dá um brilho elegante, acentuado por detalhes cromados na parte externa dos fones. A espuma que fica em contato com a orelha e a que protege o topo da cabeça tem um acabamento em couro, pintado da mesma cor que o corpo do fone, (um pouco mais clara, no caso do azul). O Level On Wireless está disponível em preto, branco, azul e vermelho, mas pode parecer um tanto quanto “futurista” demais para alguns. Mesmo sendo feito com plástico de qualidade, ainda é plástico, o que não condiz com seu preço. Quando é dobrado, as únicas partes que tocam plástico ou metal são acolchoadas. Ou seja, ele não risca e não força nenhuma parte quebrável, quando guardado.

A Samsung chama essa mesma espuma de “ultra macia”, mas em uso prolongado (horas a fio), o Level On causou dor em minhas orelhas e teve que ser retirado para que eu pudesse descansá-las. Se por um lado a pressão ajuda no isolamento acústico e na estabilidade do fone na cabeça, isso também é algo importante a ser notado por aqueles que planejam passar horas ouvindo música ou assistindo filmes e séries (algo comum, ao se passar o dia em frente a um computador).

Áudio

A qualidade do som é muito boa, mas não espetacular, com os graves médios e agudos sendo muito bem balanceados. Apesar disso, a separação dos instrumentos não é muito clara, fazendo com que o som soe um pouco abafado. É um fone interessante para ouvir rock ou heavy metal, por conta desse balanço, mas músicas eletrônicas com batidas fortes ou hip hop talvez sejam mais bem representadas em um par de fones com graves mais pronunciados. Essa natureza “flat” é uma questão de preferência, mas não há uma forma “correta” de ouvir música; apenas fones que se dão melhor com certos tipos de música do que com outros.

Funções extras

No fone direito encontram-se duas pequenas chaves: uma liga o bluetooth e o amplificador interno (sempre ao mesmo tempo), enquanto a outra liga o cancelamento ativo de ruído. O amplificador é praticamente indispensável quando se ouve música de smartphones, já que aparelhos menores não conseguem uma amplificação suficiente dos fones. Quando conectado a um computador ou aparelho de som, no entanto, isso tende a ser desnecessário, já que estes costumam possuir amplificadores mais potentes. Quando conectado a um smartphone por Bluetooth, a superfície externa da concha pode ser utilizada como controle da música por meio de toque. Deslizar os dedos para cima e para baixo aumenta ou diminui o volume, dois toques agem como play/pause, deslizar o dedo para a esquerda e direita troca as músicas e um toque de três segundos invoca o controle de voz S voice. É intuitivo, levemente futurista e funcional. Isso poderia ser facilmente estragado com excesso de gestos, confundindo o usuário com toques com vários dedos, pinça, rotações, etc. A simplicidade foi muito bem-vinda.

O cancelamento ativo de ruído é bastante interessante e reduz boa parte do som externo ao microfone a um murmúrio. Isso introduz um pequeno ruído próprio do cancelamento, algo similar a uma estática bem baixinha, mas é, no geral, preferível a quaisquer sons de conversa, ventilador ou motores funcionando. Se o usuário está em um ambiente completamente silencioso, é até preferível não usar o cancelamento. Em um ambiente como um escritório com pessoas falando, um restaurante ou no metrô, no entanto, a diferença é como a noite e o dia. Um ponto importante é que o cancelamento ativo de ruído consome o dobro da bateria do fone, se comparado a sua utilização Bluetooth comum: 23 horas com o cancelamento desligado, 11 horas com o cancelamento ligado.

Vale a pena?

O Samsung Level On Wireless é certamente versátil: pode ser dobrado para transporte, funciona pelo cabo P2 removível ou Bluetooth, de forma passiva ou amplificado, além de contar com controles touch e cancelamento ativo de ruído. No entanto, o som é apenas “bom”, o que é um problema que não se pode relevar em um fone de 1 399 reais. Se todas essas funções são indispensáveis para você, o Level On Wireless é um produto a ser seriamente considerado. Se você ouve música majoritariamente em casa, num lugar tranquilo, e portabilidade ou Bluetooth não têm tanto valor para você, o dinheiro pode certamente ser melhor gasto em um fone com melhor qualidade de áudio e mais conforto na cabeça. E, talvez, de uma marca mais tradicional no segmento musical, como JBL, Sennheiser, Koss ou AKG.

Ficha técnica

Formato On Ear
Drivers 40mm

Avaliação técnica

Prós Bluetooth, boa qualidade de áudio, cancelamento de ruído eficiente, funciona amplificado ou não, com fio ou não.
Contras Alto preço, pouca separação dos instrumentos, aparente fragilidade
Conclusão Excelente opção portátil, mas conforto e construção plástica poderiam ser melhores, considerando o preço
Áudio 8
Isolamento 8,5
Conexões 8,3
Design 7,8
Média 8.0
Preço 1399