Samsung lança Galaxy Tab 2 nos EUA no dia 13

Tablet abre mão de melhorias para garantir preço inferior ao do iPad

A fabricante sul-coreana Samsung vem adotando uma postura agressiva para o lançamento de seus produtos. Nesta quinta-feira, a companhia apresentou ao mundo o smartphone Galaxy S 3 e, nesta sexta, definiu a data de lançamento de seu novo tablet com tela de 10,1 polegadas, o Galaxy Tab 2. De acordo com o comunicado oficial, o novo dispositivo chega às lojas dos Estados Unidos no próximo dia 13, por 399 dólares – 100 dólares a menos do que a versão mais barata do rival iPad, da Apple.

Aparentemente, o preço é a maior arma da Samsung para esse round na guerra dos tablets. A empresa optou por fazer alterações mínimas no hardware do produto, que continua com um processador de dois núcleos. Talvez a alteração mais notável seja a versão do sistema operacional Android adotada, a 4.0, disponível hoje apenas nos dispositivos móveis de ponta.

Vendido apenas na versão de 16 GB, o Galaxy Tab 2 não oferece variedade aos consumidores, que dependem do slot para cartões microSD para aumentar sua capacidade de armazenamento. A Samsung chegou a fechar um acordo com o serviço DropBox que garante 50 GB de espaço na nuvem – grátis por um ano – para que os compradores possam guardar seus arquivos.

A maior decepção está no conjunto de câmeras do aparelho. A frontal, utilizada para videoconferências, tem 2 megapixels, enquanto a traseira apresenta apenas 3 megapixels de capacidade, mas com capacidade para gravar filmes em 1080p (FullHD).