Samsung lança Chromebook Plus no Brasil com foco em educação

Aparelho tem sistema Chrome OS, tela sensível ao toque

São Paulo – A Samsung lança nesta sexta-feira (5) o notebook chamado Chromebook Plus. O aparelho tem como diferencial uma câmera de 13 megapixels com lente ampla e abertura de f/1.9, feita para captar luz mesmo em ambientes parcialmente escuros. Com preço sugerido de 3.499, o produto será voltado para educação. Ele não será vendido a consumidores, a ideia é levá-lo a escolas.

Com revestimento em metal, o notebook tem peso de 1,33 kgs, mantendo a vocação dos Chromebooks em geral para a portabilidade. Sua tela sensível ao toque de 12 polegadas tem resolução Full HD e pode ser virada a quase 360 graus, o que o deixa com usabilidade semelhante à de um tablet. Por isso, ele se enquadra na categoria chamada 2 em 1 e é o primeiro Chromebook dessa categoria a ser lançado no mercado brasileiro.

Por dentro, o notebook tem processador da linha Intel Celeron 3965Y, 4 GB de RAM e 32 GB de espaço na memória.

O restrito armazenamento não é novidade para quem conhece a natureza dos Chromebooks. Esses aparelhos não têm sistema Windows 10. Em vez disso, eles têm o Chrome OS, que é um sistema parecido com o navegador Chrome e com recursos à la Windows, como um explorador de arquivos ou reprodutores de mídia nativos. Os programas pré-instalados, em sua grande maioria, são abertos diretamente no navegador, como é o caso de Gmail, Drive e YouTube. A limitação da memória acontece porque, para diversas atividades, ela não é tão necessária. Fotos e vídeos, por exemplo, podem ficar no gratuito Google Fotos. A instalação de aplicativos adicionais pode não ser necessária, uma vez que muitos serviços rodam no navegador–ainda que seja possível instalar apps feitos para o sistema Android.

A duração de bateria prometida pela fabricante é de 10 horas de uso, parecida com a de muitos smartphones, como é o caso do iPhone X.

No segmento de educação, a Samsung rivaliza com a Positivo Tecnologia, que também tem notebooks, além de uma universidade dentro de seu grupo.