Samsung anuncia seu primeiro smartphone com sensor de íris

Galaxy Note 7 assume o posto de topo de linha da marca e é a aposta contra o iPhone 7

Rio de Janeiro — Em um evento na Vila Olímpica, a Samsung apresentou um novo integrante da linha Galaxy Note pela primeira vez no Brasil. O smartphone é chamado Galaxy Note 7 e assume o posto de topo de linha da marca, que antes era posição da dupla Galaxy S7 edge e Galaxy S7. O anúncio aconteceu simultaneamente em Londres e Nova York nesta terça-feira (2).

O preço do produto para o mercado brasileiro será de 4.299 reais.

O smartphone é o primeiro da fabricante a ter sensor de íris e é a aposta contra o iPhone 7, que deve ser apresentado oficialmente no mês que vem.

Tela

O Galaxy Note 7 tem tela de 5,7 polegadas com bordas curvas e a caneta inteligente S-Pen, que tem novas funções. A resolução do display é Quad HD, um padrão entre o Full HD e o 4K.

O Galaxy Note 7 tem Gorilla Glass 5 na sua tela. Com isso, esse é o primeiro smartphone a chegar ao mercado brasileiro com essa proteção contra riscos e rachaduras.

O aparelho tem ainda um processador chamado MDNIE, que é usado nas TVs da marca. Ele é o responsável pela otimização de imagens da tela com a tecnologia HDR, que melhora brilho e contraste das cenas.

Sensor de íris

O Note 7 tem um sensor de íris para realizar um novo tipo de autenticação biométrica.

É possível reconhecer a íris de somente um usuário e a Samsung diz que esse método gera 200 vezes menos falsos positivos do que o uso da impressão digital para a proteção de informações.

Por exemplo, o smartphone tem um aplicativo chamado “Pasta Segura” para guardar dados confidenciais. Para acessá-lo, é preciso utilizar o sensor de íris.

Além disso, a Samsung vai adicionar essa biometria para ao serviço de pagamentos Samsung Pay.

“Estamos apresentando o sensor de íris para ajudar a proteger as suas informações. Essa tecnologia vai preparar o terreno para outras tecnologias, incluindo mobile banking”, declarou DJ Koh, presidente de comunicações móveis Samsung.

O sensor pode identificar a íris de somente um usuário, esteja ele de óculos ou de lentes de contato. A exceção é no caso do uso de lentes de contato  coloridas, que cobrem a íris e impossibilitam o reconhecimento.

Configuração

Por dentro, o novo Galaxy tem processador Exynos 8890 octa-core, 4 GB de memória RAM, 64 GB de armazenamento interno, sensor de impressões digitais e de batimentos cardíacos. O espaço para guardar arquivos pode ser expandido com cartões microSD de até 256 GB.

O Note 7 vem agora com o conector USB Type-C, que é o USB reversível. O conector já foi usado pela LG no G5 SE e pela Meizu no Pro 5.

Assim como o Galaxy S7 edge, o Note 7 tem suporte para o serviço de pagamentos móveis chamado Samsung Pay. O aparelho pode realizar transferências monetárias com terminais de pagamentos em lojas físicas por NFC (comunicação por contato) e MST, uma tecnologia que simula tarjas magnéticas.

Fora isso, o Galaxy Note 7 tem certificação IP68, o que garante ao produto proteção contra água e poeira. Ele pode ser mergulhado a 1 metro de profundidade ao longo de 30 minutos.

S-Pen

Protegida contra água e poeira, a S-Pen está mais sensível e precisa para a escrita ou desenho. Segundo a empresa, agora é possível misturar cores em uma paleta, como se fosse um pincel de verdade. 

A caneta serve para anotar diversos tipos de dados e, por isso, a Samsung criou um app chamado Samsung Notes, que reúne tudo que você escreve usando ela. 

A tela sempre ativa do Galaxy Note 7 tem uma função a mais do que a do S7 edge. Além de exibir horário e data o tempo todo, ela pode funcionar como um bloco de anotações temporárias. Não é preciso desbloquear o aparelho para escrever uma nota rápida, que precisa estar à vista por alguns momentos.

Vendas

As vendas do Galaxy Note 7 começam na primeira quinzena de setembro. A fase de pré-venda tem início em 22 de agosto.

Quem comprar o smartphone na pré-venda leva para casa um kit que traz o aparelho, um Gear VR, os óculos de realidade virtual da fabricante, e um fone de ouvido inteligente Icox, que conta passos e mede batimentos cardíacos durante corridas e caminhadas. 

O Gear VR que acompanha o aparelho é novo. Segundo Renato Citrini, gerente sênior de produtos da Samsung Brasil, o gadget tem suporte para smartphones com conectores microUSB e USB Type-C, além de vir com lentes maiores do que na versão anterior, com o objetivo de tornar a experiência de uso mais imersiva. 

Esse novo Gear VR também será vendido separadamente, mas ainda não há preço anunciado ou data de lançamento prevista.

Mercado

O desafio da Samsung com o Note 7 é manter a posição de liderança conquistada pelo Galaxy S7 edge, que foi o smartphone mais vendido do primeiro semestre de 2016, segundo a consultoria Strategy Analytics.

“O Galaxy Note 7 é o nosso smartphone mais inteligente”, afirmou DJ Koh.

Koh lembrou a história da linha Galaxy Note, iniciada em 2011. “Ouvimos criticas as nossas telas grandes e a caneta. E permanecemos firmes. A demanda por smartphones com telas grandes cresce. Telas grandes são melhores.”