Veja como foi a apresentação do Galaxy Note II, da Samsung

Num evento em Berlim, na Alemanha, a Samsung anuncia o Galaxy Note II, a Galaxy Camera e a linha de tablets Ativ, com Windows 8. Veja ao vivo

15:35 Termina o evento Samsung Unpacked em Berlim. A empresa apresentou sete novos produtos:

  1. Smartphone Galaxy Note II, com tela de 5,5 polegadas
  2. Galaxy Camera, uma câmera fotográfica com o sistema Android e acesso à internet
  3. Tablet híbrido ATIV Smart PC, com Windows 8 e teclado destacável
  4. Tablet híbrido  ATIV  Smart PC Pro, com Windows 8 e teclado destacável
  5. ATIV Tab, com Windows RT
  6. Ultrabook Samsung Series 9 com Windows 8
  7. Smartphone  ATIV S, com Windows Phone 8

Veja, a seguir, a cobertura completa do evento.

15:30 Cusik mostra o Samsung ATIV S, o primeiro smartphone com Windows Phone 8. Até agora, são quatro produtos da linha ATIV. Mas há mais um. Trata-se de um ultrabook da linha Series 9 com Windows 8. “É o máximo da engenharia da Samsung”, diz o executivo. “É nosso produtos de topo”. “É nosso mais fino e mais rápido notebook”. Ele não tem tela sensível ao toque, mas aceita gestos no touchpad. No total, são cinco novos produtos com Windows. Ele se despede. Acabou a apresentação.

15:25 Cusik mostra outro modelo da linha ATIV, da Samsung. É o ATIV Smart PC Pro. Parece que roda o Windows 8 completo. Na sequência, vem o ATIV Tablet. Esse não é um híbrido. É um aparelho menor, sem teclado. Ao que parece, roda o Windows RT. Tem 8,9 miímetros de espessura. Vem com o Office, da Microsoft. Cusik destaca a integração com o serviço SkyDrive, da Microsoft, para armazenamento de arquivos na nuvem. “É o companheiro perfeito para o viajante frequente”, diz Cusik.

15:20 Damian Cusik, gerente geral da Samsung no Reino Unido sobe ao palco. Antes disso, uma bola de bilhar com o número 8 é mostrada na tela. É hora de apresentar um novo aparelho com Windows 8. O nome é Samsung ATIV Smart PC. O ultrabook é mostrado num vídeo. No vídeo, um mágico embaralha cartas, coloca numa caixa e tira o ultrabook dela. É um aparelho híbrido como o Surface, da Microsoft. Tem um teclado destacável. Quando se acopla o teclado, o aparelho automaticamente muda do modo tablet para o modo ultrabook. Tem Wi-Fi, 3G e 4G LTE. O tablet tem uma caneta S Pen, como a do Galaxy Note II. A tela é de 11,5 polegadas. Tem até 258 GB de capacidade, 2 GB de RAM. Com teclado, mede menos de 2 centímetros de espessura.


15:15 Taylor continua apresentando a Galaxy Camera. Ele mostra como se compartilham fotos no Facebook. Há um recurso chamado Auto Cloud Backup. Taylor não detalha como funciona, mas parece que as fotos são copiadas para um servidor da Samsung na nuvem. Nesse caso, seria um recurso similar ao que existe no iCloud, da Apple, e no Dropbox. No final, ele se despede e sai do palco. Novo interlúcio com Tapaz e Goldrake.

15:10 Sobe ao palco Stephen Taylor, vice-presidente da Samsung Europa. Ele começa a detalhar a Galaxy Camera. A tela HD de 4,8 polegadas é enorme para uma câmera. “As fotos são sensasionais. Com o modo Smart Pro, você pode produzir o tipo de foto que normalmente associamos a câmeras profissionais com lentes grandes”, diz Taylor. Ele dá o exemplo de uma foto com exposição longa em que alguém desenhou palavras no ar com uma lanterna, a técnica que se chama, em inglês, de “light trace”.  A câmera também tem comando por voz. A câmera filma em full HD e é capaz de produzir vídeo em câmera lenta. A câmera também tem um organizador de fotos. O usuário pode ordená-las segundo diversos critérios. Pode ver um previu da imagem, apagar, mover. A câmera também compartilha fotos nas redes sociais, é claro (para que mais serviriam as conexões 3G, 4G e Wi-Fi?).

15:05 A Galaxy Camera é uma câmera compacta com zoom 21x, sensor de 16 MP e estabilizador óptico. Shin diz que há um modo chamado Smart Pro que faz fotos “profissionais” de forma totalmente automática. Roda Android 4.1 Jelly Bean. “Você pode baixar apps do Google Play ou do Samsung Apps”. Tem conexões 3G, 4G e Wi-Fi. A tela sensível ao toque é de 4,8 polegadas. Depois disso, Shin se despede e deixa o palco.

15:00 O mágico Topaz, que já havia entretido a plateia antes do início da apresentação, volta ao palco junto com o mestre de cerimônias Goldrake. Depois de um interlúdio com os dois, JK Shin volta ao palco. É hora do capítulo 2 da apresentação. “Temos mais uma coisa para dizer a vocês”, diz Shin. Ele faz mistério. Diz que vivemos na era da comunicação visual. Será a câmera com Android que vinha sendo antecipada? Fala de fotos, de como as pessoas usam o smartphone para fotografar e compartilhar as imagens. “Senhoras e senhores, a câmera renasceu. Eis a Galaxy Camera“, diz.

14:55 Aimé acrescenta que há um kit para desenvolvedores criarem aplicativos que usam a S Pen. Ele diz que muitos aplicativos capazes de usar a S Pen estarão disponíveis para o Galaxy Note II. Um deles é o excelente Sketchbook, da Autodesk. Aimé compara o Galaxy Note II com os legendários caderninhos Moleskine. Ele diz que o smartphone da Samsung é um Moleskine inteligente. Em seguida, ele mostra alguns acessórios, como capinhas, que serão oferecidos para o Galaxy Note II. Aimé acrescenta que o Android Jelly Bean também poderá ser instalado em outros aparelhos da Samsung, via atualização. O executivo se despede.


14:50 Aimé segue com a apresentação do Galaxy Note II. Ele demonstra o recurso Popup Note. Basta puxar a caneta do suporte para que apareça uma página em branco para anotações e desenhos. Essa página ocupa cerca de 40% da tela e pode ser reposicionada com a caneta. Também pode ser ampliada para ocupar a tela inteira. No calendário, é possível circundar uma data com caneta vermelha para assinalar um compromisso. E há integração com o Facebook. Do próprio calendário, é possivel enviar uma mensagem desejando feliz aniversário a alguém. 

14:45 É hora de falar do Photo Note. “Você pode fazer comentários no verso de suas fotos digitais”, diz Aimé. “É o toque analógico na foto digital”. “E é fácil substituir uma palavra por uma ilustração num texto”, diz ele. Entra o mestre de cerimônias. Aimé mostra a ele que, quando o usuário remove a caneta do suporte onde ela fica guardada, uma nova página em branco para anotações e desenhos e exibida. Na página de vídeos do Galaxy Note II, o usuário pode manter a caneta apoiada sobre um dos itens para ver uma prévia em miniatura do vídeo. No cado das fotos, manter a caneta sobre uma delas faz aparecer uma versão ampliada dela. Ele chega, então, ao Photo Note. Há um menu no visualizador de fotos. Um dos itens aciona esse recurso. A foto gira na tela mostrando o verso, onde o usuário pode fazer anotações.

14:40 A interface gráfica do Galaxy Note II parece ter sido otimizada para uso com caneta. Aimé descreve o recurso Popup Note, uma espécie de bloco de notas onde é possível escrever com a caneta.. “Você nunca mais vai precisar de um papel para fazer anotações”, diz. Ele mostra, então, como se pode recortar parte de uma imagem contornando-a com a caneta na tela. Depois, a parte recortada pode ser colada em outra foto ou ilustração. “Até num simples e-mail você pode adicionar um diagrama simples desenhado a mão ou sua assinatura”, diz. 

14:35 Jean Daniel Aimé, presidente da Samsung Telecomunications na Europa, sobe ao palco. Ele observa que a Samsung criou a categoria dos phablets, os aparelhos maiores que um smartphone típicos e menores que um tablet. Isso aconteceu um ano atrás com o lançamento do Galaxy Note original em Berlim. “O tamanho mudou ligeiramente e incorporamos características do tablet Galaxy Note 10.1, começando pela nova S Pen”, diz Aimé. “Ela tem uma nova ponta de borracha e a tela é sensível à pressão da caneta. Isso dá incrível precisão a ela”, diz. Haverá versões com 3G e 4G LTE. A tela é de 5,5 polegadas, como vinha sendo antecipado. O formato é 16:9, como nos televisores de alta definição. Aimé destaca a bateria de alta capacidade e a habilidade multitarefa do novo aparelho. 

14:30 Shin diz que é possível usar a caneta para fazer anotações durante uma chamada. O sistema operacional é o Android 4.1 Jelly Bean. Shin diz que o aparelho será vendido em mais de 100 países (o Brasil deve estar entre eles). Mas as vendas começam só em outubro. Shin se despede.


14:25 Volta Goldrake, o mestre de cerimônias. Ele chama ao palco JK Shin, presidente da divisão Mobile da Samsung. “Todos tem criatividade; não só os gênios como Picaso e Einstein”, diz Shin. “Nossa tecnologia quer ajudá-los a ser mais criativos”. É exibido, então, um vídeo. Mostra um mágico colocando um tablet e um smartphone na cartola e tirando o Galaxy Note II dela (sim, esse é o nome oficial). A tela é HD SuperAMOLED, a melhor na linha Samsung. Há um novo modelo da canetinha S Pen. “Ela permite interagir com o smartphone de forma mais natural”, diz Shin. 

14:20 “Eu amo tecnologia, especialmente quando ela me permite fazer coisas que, sem ela, seriam impossíveis”, diz Wenders. Na tela, são exibidos desenhos e filmagens do projeto Recreate Berlin, que se sobrepõem. Os desenhos mostram lugares na capital alemã.

14:15 O cineasta Wim Wenders sobe ao palco. Agora ele é garoto-propaganda da Samsung. Ele tem um tablet na mão, e começa a falar de como a tecnologia amplia nossas possibilidades criativas. Ele relembra o antológico filme Asas do Desejo, rodado em Berlim. Ele diz que é o “embaixador criativo” do Galaxy Note. Wenders começa a falar, então, do projeto Recreate Berlin. Os profissionais usaram o Galaxy Note para fazer anotações, preparar o script e fotografar locações para a filmagem. Wenders diz que o tablet aumentou a produtividade da equipe e ampliou as possibilidades criativvas.

14:10 David Goldrake, o mestre de cerimônias, inicia a apresentação.

14:00 A Samsung avisa que a apresentação do novo Galaxy Note vai começar em 5 minutos. O evento será transmitido ao vivo no Facebook. Há rumores de que a empresa pode revelar o primeiro smartphone com Windows Phone 8 hoje. 

13:40 A Samsung apresenta hoje, a partir das 14 horas, o novo modelo de seu smartphone Galaxy Note. O evento acontece dois dias antes da abertura da feira IFA em Berlim, e duas semanas antes da data prevista para a apresentação do iPhone 5, da Apple. Acompanhe a cobertura ao vivo a partir das 14 horas.

Com tela de 5,3 polegadas, o Galaxy Note é maior que um smarthone típico e menor do que um tablet. Além do tamanho, ele tem a peculiaridade de vir com uma canetinha para anotações e desenhos na tela. Lançado há cerca de um ano, o smartphone da Samsung fez sucesso entre usuários que preferem ter um único aparelho que cumpra as funções de smartphone e tablet; e também entre aqueles que simplemente querem uma tela maior no celular. Por causa do seu tamanho intermediário, o Galaxy Note é descrito como um “phablet” (phone + tablet).