Saiba o que acontece quando acabam promoções do Dropbox, Google Drive e OneDrive

Mesmo com essa enxurrada de gigabytes de graça por algum tempo, pouco se fala do destino dos dados dos usuários

Nos últimos anos, empresas como Dropbox, Google e Microsoft, em certas ocasiões, oferecem espaço gratuito na nuvem por um período previamente determinado.

Há promoções vigentes da maioria das empresas citadas. O OneDrive, da Microsoft, oferece atualmente 100 GB gratuitos por dois anos pelo seu programa Bing Rewards. Quem adquirir um smartphone ou tablet da Samsung ganha 50 GB no Dropbox por dois anos. E quem comprar um Chromebook ganha 100 GB de espaço no Google Drive pelo mesmo período.

Mesmo com essa enxurrada de gigabytes de graça por algum tempo, pouco se fala do destino dos dados dos usuários quando as promoções expiarem.

Em um levantamento feito por INFO, descobriu-se que a abordagem das empresas é a mesma: os arquivos pessoais não são apagados, e seguem disponíveis para download, mas a gravação de novos dados na nuvem passa a ser impossível. Se você usa seu espaço em um disco virtual para fazer backup automático das fotos do seu smartphone, as imagens não serão mais sincronizadas até que você esvazie sua conta até ficar somente com o espaço que a empresa oferece gratuitamente.

Por exemplo, uma pessoa que tem um Chromebook conta com 115 GB disponíveis no Google Drive durante dois anos a partir da data de ativação, sendo 100 GB promocionais e 15 GB (10 GB do Gmail + 5 GB do Drive). Ao fim do período, será preciso que a capacidade da pasta digital esteja abaixo do limite de 15 GB para seja possível voltar a gravar dados no Google Drive. O mesmo se aplica às demais empresas.

As informações referentes às práticas de gestão dos dados dos internautas após as promoções podem ser encontradas nas páginas oficiais das empresas.

Outra opção é contratar um plano mensal de armazenamento na nuvem. 100 GB no Google Drive custam 1,99 dólar, o Dropbox oferece 1 TB mediante mensalidade de 9,99 dólares, enquanto o OneDrive tem planos de 100 GB por 1,99 dólar e de 1 TB por 6,99 dólares.