Rússia oferece US$ 100 mil por informações sobre a rede TOR

O TOR é um software gratuito e uma rede aberta que funciona ao conectar o usuário a serviços de forma privada e anônima.

O governo da Rússia publicou um concurso procurando interessado em “estudar a possibilidade de obter informações técnicas sobre usuários (equipamento de usuários) da rede anônima TOR”.

O TOR é um software gratuito e uma rede aberta que funciona ao conectar o usuário a serviços de forma privada e anônima. O sistema faz conexão com os sites escondidos usando uma rede intrincada de servidores. Rastrear a origem do acesso é quase impossível, o que garante o anonimato dos usuários. 

No entanto, o concurso está aberto somente para organizações classificadas para realizarem trabalhos secretos para o governo russo.

Segundo o Partido Pirata da Rússia, a origem desse projeto está no Ministério do Interior do país — e não seria um pedido de agências militares ou de inteligência do país —, sinalizando que o combate à pornografia então seja o real foco desse concurso. 

E para estimular os interessados em participar do projeto, o governo oferece um prêmio de 4 milhões de rublos, ou cerca de 100 mil dólares.