Rússia desenvolverá seu próprio sistema operacional para smartphones

Até 2025, o governo russo pretende que 50% da população utilize o serviço desenvolvido por eles

O ministro da comunicação da Rússia, Nikolay Nikiforov, anunciou que o governo, por meio de parcerias, desenvolverá um sistema operacional para smartphones para diminuir a participação de empresas americanas no mercado mobile.

Para o projeto dar certo, o governo russo pretende firmar parceria com a empresa finlandesa de dispositivos móveis Jolla. A ideia é utilizar a base do sistema operacional Sailfish OS da empresa, que tem código aberto, para esse novo sistema. O andamento da iniciativa está acelerado, já que recentemente o governo russo contratou ex-funcionários da Nokia para ajudar no processo de desenvolvimento da plataforma.  

Em declaração a BBC, o Ministério da Comunicação do país diz querer que os cidadãos diminuam o consumo de serviços de tecnologia desenvolvidos pelas empresas americanas. Segundo o ministro Nikiforov, a expectativa é que, até 2025, 50% da população russa utilize o sistema operacional desenvolvido por eles. Hoje, no país do norte da Eurásia, 81% dos smartphones rodam com Android e 15% com iOS, de acordo com a pesquisa realizada pela consultoria americana Gatner.  

Fonte: The Guardian, Tech News World