Robô capaz de ler emoções começará a ser vendido nos EUA em 2015

O robô Pepper, criado pela operadora japonesa SoftBank, começará a ser vendido nas lojas Sprint Corp dentro dos próximos 12 meses

Os americanos poderão comprar a partir de 2015 um robô capaz de ler emoções. Lançado em fevereiro pelo bilionário Masayoshi Son, CEO da SoftBank, o Pepper começará a ser vendido nas lojas Sprint Corp dentro dos próximos 12 meses.

Segundo a Bloomberg, a ação faz parte da estratégia da operadora japonesa para levar a alta tecnologia para além do chão de fábrica. É por esse motivo que a SoftBank, que pagou 22 bilhões de dólares pelo controle da Sprint, tem investido em robótica.

Pepper é fruto desse investimento. Apesar de ter chamado muita atenção de empresas, a SoftBank o projetou para ser um robô familiar.

Com olhos gigantes, rosto de criança, cabeça articulada, uma tela no meio peito, braços e mãos, Pepper lê as emoções humanas ao julgar a expressão facial e o tom de voz das pessoas.

Pepper funciona com um “motor emocional” alimentado por uma inteligência artificial armazenada na nuvem. Isso permite que o robô dê retorno emocional e tenha reações diferentes de acordo com o que a pessoa falar com ele.

O robô é sensível ao toque em suas mãos e cabeça. Há também sensores em sua base, o que permite que ele ande sozinho pelo ambiente. Ele mede cerca de 1 metro e 20 centímetros e pesa cerca de 30 quilos. A máquina funciona com uma bateria que dura até 12 horas.

Pepper será vendido no Japão a partir de fevereiro por 1.900 dólares. No entanto, o preço do robô nos Estados Unidos ainda não foi definido.

Veja abaixo um vídeo que mostra Pepper em ação:

//www.youtube.com/embed/sUsjW1gdPnY