Review: Tablet Tab S3 tem alto desempenho e suporte a caneta

Tablet tem sistema Android, som AKG com quatro alto-falantes e tela de 9,7 polegadas

São Paulo – O Samsung Galaxy Tab S3 é um tablet com sistema Android e boa configuração de hardware. No momento, ele é o melhor do seu segmento, que deixou de ganhar grandes competidores nos últimos anos. A Samsung segue investindo nos tablets e criou uma opção interessante para quem precisa de um dispositivo Android com tela grande e gosta de desenhar ou escrever à mão em uma plataforma digital. O preço sugerido do tablet é de 2.999 reais.

Design e tela

O visual do produto lembra bastante o do Tab S2, do ano passado. Sua tela Super Amoled tem 9,7 polegadas e resolução de 1536 x 2048 pixels (superior ao Full HD e inferior ao 4K). Ele é leve para um tablet desse tamanho, pesando 429 gramas. Isso é menos da metade do peso do LG G Gram, o notebook com tela de 15 polegadas mais leve do mercado nacional. Por isso, ele pode ser um bom aparelho para carregar na mochila ou na bolsa no dia a dia.

Galaxy-Tab-S3-Review-Teste

 (Victor Caputo/Site EXAME)

As cores da tela no modo padrão de exibição são desbotadas, em especial os tons avermelhados. Para resolver isso, é preciso ir em Configurações>Visor>Modo de Tela e escolher opções como Cinema Amoled ou Foto Amoled.

Galaxy-Tab-S3-tablet-review

O Tab S3 tem revestimento em vidro, o que o deixa bastante reflexivo e mostra marcas de dedos com facilidade. Esses são males de qualquer dispositivo com esse tipo de acabamento, por outro lado, o deixa refinado.

Caneta S-Pen

O aparelho vem com uma caneta inteligente, a S-Pen, também presente em outros produtos da linha. Ela permite que você desenhe na tela ou faça anotações em letra cursiva. A sensibilidade de pressão e os atalhos inteligentes que vimos em gadgets da marca no passado estão presentes nesse novo tablet. Se você gosta de desenhar ou é um aficionado por escrita em plataformas digitais, o Tab S3 é uma opção bem interessante para levar sua experiência analógica ao digital.

Configuração

Por dentro, o aparelho tem um processador do ano passado, o Snapdragon 820. Ainda assim, ele dá conta do recado ao lidar com aplicativos de edição de imagens, como Adobe Lightroom, jogos e suítes de produtividade. Ele consegue até mesmo abrir dois apps simultaneamente dividindo a tela.

A memória RAM do aparelho é de 4 GB e há 32 GB de armazenamento. Quem quiser pode expandir a memória com um cartão microSD.

Em nossos testes, notamos que a velocidade da memória de armazenamento do Tab S3 não é das melhores, ao menos, não como esperávamos ver em um tablet topo de linha. A velocidade de leitura foi de 208,18 MB/s e a de escrita foi de 67,6 Mb/s. No smartphone Galaxy S8, a Samsung usou uma memória similar, que marcou 225,23 MB/s de leitura e 29,42 MB/s de escrita.

Em termos de software, o produto tem a Pasta Segura, que estreou no Galaxy S8 e permite guardar arquivos com uma senha. É preciso criar uma conta Samsung para aproveitar esse benefício gratuito.

Veja os resultados de benchmarks que executamos no Galaxy Tab S3 em nossos testes:

Benchmark Galaxy Tab S3
AntuTu 137926
Basemark OS II 2437
Basemark X 40403
Geekbench 3998

Som

O sistema sonoro da AKG by Harman pode ter chamado a sua atenção. São quatro alto-falantes no produto e a sensação de usar um tablet com esse som estéreo é ótima. O porém é que os graves ficam apagados no tablet. Frequências médias e agudas apresentaram resultados melhores. Mesmo assim, ver Netflix nesse tablet é uma experiência ótima.

Bateria

A bateria do Galaxy Tab S3 conseguiu nove horas de duração em nosso teste de vídeo e marcou 9.088 pontos no AntuTu Tester, com cinco horas e meia de teste, um bom resultado. Como a maioria das fabricantes anuncia que seus tablets têm dez horas de autonomia de bateria, os resultados do Tab S3 nos testes foram satisfatórios.

Câmeras

As fotos tiradas com o tablet não são das melhores–e isso não chega a ser exatamente um problema.

Ele tem câmeras de 13 megapixels e 5 megapixels, com aberturas de f/1.9 e f/2.2. Por isso, a captação de luz é relativamente baixa, especialmente no caso da câmera frontal.

O jeito é fotografar sempre em ambientes bem iluminados para conseguir resultados medianos.

Vale a pena?

O Galaxy Tab S3 é um produto de nicho. Com o mercado de tablets em desaceleração, muitas fabricantes abandonaram esse ramo, especialmente na alta gama. Com isso, o produto é a única–e última?–boa opção de tablet com sistema Android de bom desempenho e boa autonomia. O bônus é o suporte para a caneta, que tem apelo entre designers, desenhistas e artistas.

Avaliação

Prós: Boa configuração, suporte a caneta,
Contras: Sistema de som poderia ser melhor e memória poderia ser mais ágil

9.0