Review: Style 2 em 1 foi feito para ver Netflix em qualquer lugar

Notebook da Samsung oferece design versátil e boa configuração de hardware; veja os prós e contras do aparelho

São Paulo – O Samsung Style 2 em 1 é um notebook intermediário voltado para quem precisa de um aparelho que possa ser usado em modo tablet ou em modo tradicional com Windows 10. Seu preço é de 3.099 reais. Confira nosso review a seguir.

Design

O revestimento do aparelho é em metal na tampa traseira e na parte interna também, ainda que ali a camada de metal seja bem mais fina. Com isso, o notebook é resistente para o transporte no dia a dia. Porém, seu peso é um ponto negativo no quesito portabilidade. Ele tem 1,7 kg, mais do que o dobro do Samsung S51, o mais leve da categoria.

Samsung-Style-2-em-1-review

(Lucas Agrela/Site EXAME)

A tela LED do produto é de 13,3 polegadas e tem resolução Full HD. Como ele pode ser usado em modo tablet, o display–claro–é sensível ao toque.

Review-notebook-Samsung-Style-2-em-1

(Lucas Agrela/Site EXAME)

Em termos de portas de conexão, o aparelho tem quatro USB (sendo uma delas Type-C), uma microSD, uma HDMI e uma P2 (combo fone de ouvido e microfone). Com isso, faz falta a porta Ethernet, cada vez mais sumida dos notebooks, mas que oferece o benefício da conexão à internet via cabo.

A porta HDMI deixa claro o apelo desse computador para o consumo multimídia. É fácil conectá-lo a uma TV para ver Netflix, por exemplo. Por ser um 2 em 1, ele pode ser usado no modo normal, no modo tenda ou no modo tablet. Onde quer que você esteja na sua casa–na cama, no sofá ou na cozinha–, um desses modos deve atendê-lo bem e permitir que você assista aos seus filmes e séries favoritos com conforto.

Review-Samsung-Style-2-em-1-

(Lucas Agrela/Site EXAME)

Fora isso, vale notar que o teclado, felizmente, é retroiluminado, o que facilita a digitação em locais escuros.

Configuração

O Style 2 em 1 tem uma boa configuração de hardware intermediária. Ele tem processador Intel Core i5 de sétima geração, 4 GB de memória RAM, 500 GB de armazenamento em HD e placa de vídeo integrada Intel HD Graphics 620. Seu padrão Wi-Fi é ac, o que pode melhorar o seu desempenho na sua rede doméstica, desde que você tenha um roteador compatível.

Em nossos testes, produto se mostrou bom para a navegação na web, edição de textos e planilhas. Ele não é o notebook mais poderoso do mercado e também peca por não ter uma placa de vídeo dedicada, como tem o Samsung Odyssey, mas o Style 2 em 1 tem poder de fogo para lidar bem com as tarefas do dia a dia, especialmente se você não for um usuário avançado de computadores.

Algo em que ele poderia ser melhor é na retomada de uso após a tampa ser fechada com o aparelho ligado. Ele leva mais de 10 segundos para voltar a funcionar plenamente, o que pode desagradar os usuários. A troca de um HD por um SSD, que deve ser feita por conta do usuário junto a um técnico especializado, pode solucionar essa questão com um custo adicional de cerca de 400 reais. Isso deve melhorar bastante o desempenho da máquina na retomada, na abertura e execução de apps.

No Novabench, o aparelho marcou 789 pontos, sendo o mais alto de CPU (507) e o mais baixo de GPU (123). A velocidade do HD medida foi de 101 MB/s para a escrita e 108 MB/s para leitura de dados.

Bateria

Em nossos testes, o notebook da Samsung aguentou três horas de simulação de uso intenso com vídeos. Em uso misto, com pausas de tela desligada, o aparelho pode ter autonomia de bateria para cinco horas ou mais. Isso o deixa dentro da média da duração de bateria de notebooks da sua categoria.

Como toda bateria, ela é medida por ciclos e a sua performance será reduzida com o tempo. Com isso, dentro de um ou dois anos, é provável que o dispositivo tenha uma queda no tempo de uso fora da tomada. Uma vez que a bateria é interna, será preciso levar o notebook a uma assistência técnica autorizada para substituir o componente e dar maior longevidade ao produto.

Sistema

O sistema do Samsung Style 2 em 1 é o Windows 10. Ele tem bem poucos apps pré-instalados e a maioria deles é da própria Microsoft. Alguns deles são apenas atalhos exibidos no modo tablet como sugestões de download.

Os demais aplicativos que encontramos no notebook são um antivírus McAfee e um menu de configurações rápidas da Samsung. Este último se mostrou útil para fazer ajustes rápidos e simples no computador. É possível ativar a energização da porta USB quando o notebook estiver desligado, trocar o padrão de cores da tela, desabilitar microfone e webcam via software ou mesmo ativar um recurso antifurto que fotografa (e manda a imagem ao seu e-mail) quem tentar fazer login no seu computador com uma senha errada.

Samsung-Settings-Review-notebook-Style-2-em-1

(Reprodução/Lucas Agrela/Site EXAME)

Esses recursos simples são uma demonstração de que é possível criar funções úteis para computadores, sem que elas sejam complexas de serem usadas–algo que as demais fabricantes de notebooks andam se esquecendo de fazer.

Vale a pena?

O Samsung Style 2 em 1 é bom. O notebook tem configuração intermediária, tela de tamanho mediano e recursos inteligentes que o diferenciam no mercado. Ele não é perfeito, ainda lhe faltam itens importantes, como leveza, SSD e porta Ethernet, mas ele é um bom aparelho para trabalhar, ver filmes e séries e, quem sabe, usar alguns apps no modo tablet.

Avaliação Samsung Style 2 em 1

Prós: Design versátil, boa configuração intermediária, teclado retroiluminado, menu fácil da Samsung
Contras: Pesado para o transporte diário, poderia ter SSD e porta Ethernet

7.9