Review: Moto E4 Plus é um smartphone básico bom de bateria

Veja os prós e contras do smartphone com maior bateria da categoria

São Paulo – O Moto E4 Plus é um smartphone intermediário com boa duração de bateria. O aparelho tem sistema Android 7.1 e preço sugerido de 699 reais. 

Ele é o sucessor do Novo Moto E, lançado em 2015. No mercado, ele se posiciona como rival do Zenfone 4 Max, que tem a mesma essência.

Veja nosso review do Moto E4 Plus a seguir.

Design

O visual do Moto E4 Plus é bem pragmático. Ele tem revestimento de metal e não há nenhuma saliência na câmera. O lado ruim desse design comum é que o aparelho é incompatível como os Moto Snaps, os acessórios personalizados da Motorola que funcionam em diversos modelos da marca.

Moto-e4-Plus4

(Lucas Agrela/EXAME.com)

O sensor de digitais fica logo abaixo da tela e ele é o mesmo usado pela fabricante no Moto G5S. Ele tem a navegação por um botão, que pode ser ativada no app Moto. Isso desabilita todos os outros botões que ficam na tela ocupando espaço e ajudam a dar mais foco ao que realmente importa: o conteúdo que você quer ver.

Moto-e4-Plus4

(Lucas Agrela/EXAME.com)

O display do Moto E4 Plus tem 5,5 polegadas e resolução HD. Com isso, vídeos em Full HD não podem ser plenamente aproveitados nesse produto, apesar de essa resolução ser o padrão da categoria.

A tampa traseira do produto é removível e ela dá acesso aos slots de chips de operadoras e de cartão microSD. A bateria, por outro lado, é fixa.

Bateria

O Moto E4 Plus tem a duração de bateria como diferencial. O componente, em si, tem 5.000 mAh, que é o máximo oferecido nessa categoria, tanto pela Motorola nesse produto quanto pela Asus com o Zenfone 4 Max.

Em nossos testes, o Moto E4 Plus foi bem-sucedido. Ele conseguiu 12 horas e meia de reprodução contínua de vídeos e marcou 12.202 pontos no benchmark AnTuTu Tester, que simula rotinas de uso de smartphone. Com isso, o smartphone consegue oferecer tranquilamente um dia inteiro de autonomia de uso.

Câmeras

As câmeras do Moto E4 Plus são o que mais denunciam sua posição de intermediário perante a média de mercado. A câmera frontal até oferece resultados razoáveis em boas condições de iluminação, mas sofre para registrar detalhes em situações de baixa luz.

Já a câmera principal consegue tirar fotos melhores, mas ainda falta capacidade de registro de detalhes. Ao fotografar árvores à distância, por exemplo, fica não é possível ver as folhas como acontece em aparelhos um pouco superiores, como é o caso do Moto X4, que também é da própria Motorola.

O aplicativo de câmera oferece uma série de recursos para ajustes manuais de fotografia para você tentar obter resultados melhores do que os conseguidos pelo software.

Veja fotos tiradas com o Moto E4 Plus no Flickr.

Configuração

Por dentro, o Moto E4 Plus tem 2 GB de memória RAM e processador Mediatek MT6737 quad-core. Ele é um chip intermediário com desempenho moderado. Com o tempo, atualizações de aplicativos podem tornar o smartphone lento demais para tarefas do dia a dia, como acessar Facebook, ouvir músicas e navegar pela internet.

A velocidade da memória para gravação de dados no Moto E4 Plus é lenta. Foram apenas 35 MB/s registrados em nossos testes. Celulares mais avançados costumam ter, ao menos, mais de 10 MB/s. Essa baixa performance impacta negativamente na captura de fotos, instalação de apps e download de arquivos, além de afetar o desempenho geral do aparelho.

Nos benchmarks, o ponto mais fraco detectado foi o desempenho gráfico. Ou seja, esse smartphone não foi feito para executar jogos sofisticados, como Real Racing 3. Veja os resultados dos benchmarks.

Benchmarks J5 Prime MUV Up Moto E4 Plus
AnTuTu 33368 37835 25651
Basemark OS II 655 813 530
Geekbench 4 1739 2543 Não rodou
Basemark X 5858 8771 4675

Vale a pena?

O Moto E4 Plus é um smartphone com boa duração de bateria feito para quem usa poucos aplicativos e não é exigente quanto às câmeras. O produto pode ficar obsoleto dentro de pouco tempo por conta de atualizações de aplicativos e do baixo desempenho do processador que o equipa. Na briga pelo preço, o Moto E4 Plus pode valer a pena em planos básicos de operadoras ou em promoções de Black Friday e Natal.

Avaliação

Prós: Longa duração de bateria, preço baixo, bom design.

Contras: Processador de baixo desempenho, câmeras poderiam ser melhores.

7.3

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s