Review: Gear Fit2 Pro melhora em tudo e agora mede natação

Aparelho tem integração com smartphones, mas funciona de forma independente para monitorar exercícios, rastrear localização e ouvir músicas; leia análise

São Paulo – A Samsung Gear Fit2 Pro é uma pulseira inteligente que funciona com smartphones Android (com compatibilidade anunciada para iPhones). Seu foco é mensurar a quantidade de exercícios que você faz no dia a dia ou na academia.

Nessa terceira geração do produto, lançado em 2014, melhora em tudo e agora funciona para medir até as suas braçadas durante a natação. O aparelho tem preço sugerido de 1.199 reais.

Veja nosso review a seguir.

Design e usabilidade

Uma das melhores novidades é pulseira mais ao estilo relógio esportivo. Agora ela é muito mais firme e não se solta à toa como na geração passada. A tela continua a ser curva e sensível ao toque. Ainda assim, os botões laterais foram mantidos para facilitar o registro de atividades e voltar para a home do sistema.

As notificações aparecem na lateral esquerda do sistema e você pode responder rapidamente mensagens do WhatsApp ou do Facebook Messenger, por exemplo, usando resposta padrão como sim, não e ok.

Um recurso bacana de usabilidade da pulseira no dia a dia é o rastreamento de andares subidos durante as suas caminhadas ou mesmo quando você sobe escadas no metrô, por exemplo. Em algumas ocasiões, ele chega a registrar um andar subido quando pegamos a escada rolante. Fora isso, a função mede bem os seus deslocamentos mais verticais.

A duração da bateria está um pouco melhor do que na geração passada do produto. Em nossos testes, a bateria suportou quase três dias de uso (sendo desligado todas as noites e usado para monitorar exercícios). Quando a energia acaba, é preciso estar com o carregador por perto, já que não é fácil encontrar outro que seja compatível com o gadget.

Natação

Para nadar, o relógio é uma opção interessante para quem busca um dispositivo conectado e já é usuário do Samsung Health, o app de saúde da fabricante que centraliza os dados de exercícios medidos pela pulseira e pelos relógios da marca.

O início da natação deve ser ativado na opção “Exercício” do Gear Fit2 Pro. Ao fazer isso, ele ativa sua vedação total contra a entrada de água e desabilita a tela sensível ao toque para evitar interações falsas por conta do contato com a água.

Antes de começar, você deve informar o tamanho da piscina (25 m, 50 m ou 25 jardas). Também dá para selecionar um tempo de duração do treino ou uma quantidade de voltas desejada. Com tudo ligado, basta começar a nadar. A pulseira se manteve firme no pulso em nossos testes e mediu o batimento cardíaco como em outras atividades.

Ao fim do exercício, você obtém um relatório no Samsung Health que mostra o quanto você nadou. O interessante é que ele mostra o seu swolf, que mede a sua eficiência no nado de acordo com a quantidade de braçadas necessárias para atravessar a piscina.

Nadar com o aparelho é uma experiência similar a usar o Apple Watch Series 2, mas o produto da Samsung é menor e mais confortável no pulso.

Na academia

Ao usar o Gear Fit2 Pro na academia, você notará sua vocação para exercícios aeróbicos. Esteira, step, bicicleta ergométrica, transport e máquina de remo são modos pré-programados de atividades do gênero. Basta ativá-las e começar o treino para que a pulseira meça sua performance.

Nesse tipo de uso, notamos uma melhora da precisão do sensor de batimentos cardíacos em relação à geração anterior. É possível que isso tenha acontecido porque a pulseira agora fica mais firme no pulso do usuário do que antes. Por conta disso, as medições que antes passavam de 200 bpm em uma corrida de 30 minutos a 10 km/h agora ficam em 180 bpm (o intervalo dos testes foi de uma semana).

O produto também mede outras atividades, como pilates, abdominais e agachamentos, populares em academias.

A integração com o iPhone ainda não acontece por conta do processo de aprovação do app da Samsung na App Store, que ainda não aconteceu. No futuro próximo, o produto deve funcionar junto ao smartphone da Apple.

Corrida de rua

Para correr na rua o Gear Fit2 Pro tem dois recursos bacanas: GPS para marcar sua localização durante o exercício e a possibilidade de armazenar músicas MP3. Esse segundo recurso requer fones de ouvido Bluetooth para o pareamento com o gadget.

Ou seja, quem tem um Gear Fit2 Pro pode sair de casa para correr sem precisar levar o smartphone para ter seu exercício monitorado. Ao chegar em casa, o aparelho sincroniza os dados do treino via Bluetooth e tudo aparece no app Samsung Health.

Spotify

O dispositivo tem compatibilidade com app da Spotify. Ele funciona como um controle remoto de pulso para o serviço de música. Por isso, é preciso estar com o smartphone por perto. Não conseguimos, em nossos testes, sincronizar músicas offline no relógio. O jeito para isso ainda é usar arquivos MP3 mesmo.

Vale a pena?

O Gear Fit2 Pro é um produto criado pela Samsung para ser uma versão mais esportiva dos seus relógios inteligentes. Ao colocá-lo lado a lado com o Apple Watch Series 2, que também funciona bem para a natação, ele tem um claro apelo pela boa relação entre custo e benefício, além de ser hoje a única boa opção de pulseira inteligente–disponível no mercado nacional–para a natação compatível com Android. Outra opção, um pouco mais analógica, é o Garmin Swim, que tem cada de relógio comum e custa cerca de 800 reais. Portanto, o Gear Fit2 Pro pode ser uma boa opção de compra para quem quer levar uma vida mais saudável.