Review: Gear 360 oferece 1º contato com vídeos e fotos em 360º

Câmera da Samsung é compatível com smartphones topo de linha da marca, como o S7 edge

logo-infolab

São Paulo – A Gear 360 é uma das primeiras câmeras 360 graus voltadas para o lazer a chegar ao mercado brasileiro. O aparelho da Samsung tem capacidade de filmar com resolução 4K e pode capturar fotografias com 15 MP de maneira bidimensional – com o uso de duas lentes fisheye.

O design da câmera é esférico e ela vem com um tripé embutido. Apesar do visual futurístico, que pode passar a impressão de fragilidade, a Gear 360 é feita com materiais que lhe dão robustez para o transporte, seja em uma viagem, seja no dia a dia. Ela vem com uma pequena bolsa para que você a guarde quando não estiver usando e, dessa forma, evite eventuais riscos nas lentes.

A câmera tem também proteção contra água e poeira segundo a certificação IP53. Com isso, se o produto pegar um pouco de chuva, isso não será um problema. No entanto, a submersão não é recomendada.

Se você escolher comprar a Gear 360, que tem preço sugerido de 2.699 reais, vai precisar também de um cartão microSD. Ela tem a entrada para ele, mas vem sem espaço para gravações em 4K.

Usabilidade

Usar a Gear 360 requer uma curva de aprendizado, especialmente por se tratar de uma categoria de produtos nova para quem não trabalha com filmagens ou fotografia. Ela é uma câmera com tecnologia acima da média. Praticamente toda a operação do aparelho acontece por meio do seu aplicativo, compatível com celulares Android da Samsung. Ele se chama “Samsung Gear 360”. Nele, você pode acionar a gravação de vídeos ou a captura de fotos. A câmera em si também tem botões físicos para essas ações, mas os resultados só podem ser vistos em tempo real na tela do smartphone.

Há duas maneiras de tirar os vídeos da Gear 360. Vamos começar com o mais tecnológico. No aplicativo, há uma opção “Salvar”. Basta abrir uma foto e pressionar o botão para que o vídeo ou foto comece a ser transferido para o seu smartphone via Wi-Fi. No caso dos vídeos, dependendo do tempo de gravação, pode demorar alguns minutos até que o arquivo seja enviado.

 

O outro método de pegar os conteúdos da Gear 360 é removendo o seu cartão microSD e plugando-o a um computador, algo mais voltado para aquelas situações em que você chega em casa e quer ver as fotos e vídeos que fez durante o dia.

A Gear 360 tem modos diferentes de captura. Você pode:

– Tirar fotos
– Gravar vídeos
– Filmar em time-lapse (efeito de aceleração de tempo)
– Gravar vídeos de 1 minuto com intervalos regulares

Abaixo, você pode ver um vídeo 360 graus gravado com a Gear 360.

Neste outro exemplo, você confere como é um time-lapse feito com a câmera da Samsung.
https://www.youtube.com/watch?v=_1dRsRC2V_E

Vale a pena?

A Gear 360 atende bem o que se propõe a ser: uma câmera que filma em 360 graus voltada para o consumidor doméstico, ou seja, para você que quer ter um primeiro contato com esse novo formato de filmagem, de maneira não profissional. Facebook e YouTube já têm suporte para conteúdos feitos com essa câmera e, vale notar, a experiência visual pode ser ainda melhor se você utilizar um aparato de realidade virtual, como o Google CardBoard ou o Gear VR, que também é da própria Samsung.

Avaliação

8.5/10

Prós: câmera 360 graus de boa qualidade com preço razoável
Contras: fotografias apresentam nível de detalhamento abaixo do que é visto em smartphones da marca; compatível somente com celulares topo de linha Samsung

Ficha técnica

  • Sensores: CMOS duplo com resolução de 15 MP
  • Resolução de vídeo: 3.840 por 1.920 pixels (30 fps)
  • Dimensões: 66,7 x 56,3 x 60,1 mm
  • Peso: 152 g
  • Display: 0,5 polegada (72 x 32)
  • Processador: DRIMe5s
  • Memória RAM: 1 GB
  • Suporte para microSD: Sim, de até 200 GB
  • Bateria: 1.30 mAh
  • WiFi: 802.11a/b/g/n/ac (2.4/5GHz)
  • Codec de vídeo: MP4 (H.265)
  • Formato de foto: JPEG
  • Aparelhos compatíveis: Galaxy S6, S6 edge, s6 edge+, Note 5, S7, S7 edge
  • Software para computadores: Action Director
Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Eduardo Spaki

    explode tbm?