Review: Fones IconX tocam músicas e monitoram exercícios físicos

Acessórios inteligentes da Samsung permitem correr ou ir para a academia sem o smartphone e ainda têm assistente de exercícios

logo-infolab

São Paulo – Fazer exercícios físicos com o celular no bolso pode não agradar a todos. Para esse público, a Samsung criou os fones de ouvido Gear IconX, que têm memória interna e podem reproduzir músicas sem precisar que o smartphone esteja por perto.

O acessório tem preço sugerido de 1.399 reais no Brasil e tem recursos de bem-estar que podem ser usados por donos de aparelhos Android que instalarem o aplicativo S-Health.

Durante caminhadas ou corridas, é possível ativar um assistente de voz que informa ao usuário dados sobre a atividade e o seu batimento cardíaco, medido por meio de sensores que ficam no próprio Gear IconX. Confira nossas impressões do produto a seguir.

Design

Em termos visuais, o IconX se apresenta como um par de fones de ouvido intra-auriculares comuns. As unidades são designadas especificamente para os ouvidos direito e esquerdo e o tamanho do encaixe pode ser ajustado pelas borrachas adicionais que o acompanham na caixa.

Para que você não perca os fones de ouvido facilmente, a Samsung criou uma caixa com formato cilíndrico com encaixes perfeitamente desenhados para eles. Quando fechada, essa caixa funciona como uma bateria portátil e transfere mais energia aos acessórios.

Também é por meio desse case inteligente que você deve transferir músicas a partir de um computador, porque é lá que fica a entrada microUSB. São 4 GB para guardar suas faixas preferidas.

Algo que aprendi durante o teste é que você precisa colocar as mesmas faixas nas duas unidades de armazenamento que aparecem no PC quando você pluga a caixa (lembrando que os fones devem estar dentro dela). Dessa forma, quando a reprodução começa, os dois fones tocam a sua playlist de forma sincronizada.

Também é possível transferir as músicas para os fones a partir do seu smartphone. Basta plugá-los ao celular Android usando os cabos que vêm na caixa do produto.

Usabilidade

Muitos fones de ouvido de marcas desconhecidas já tentaram se lançar como maneiras de ouvir músicas sem o celular durante a corrida. A Samsung, porém, levou isso a um novo patamar.

Com o design certo e uma boa qualidade sonora, deixar o celular em casa ao sair para uma corrida foi um alívio. Não havia nada balançando no bolso de forma incômoda. O mesmo vale para exercícios de academia. O melhor nesse caso é não correr o risco de esquecer o celular na esteira ou na bicicleta ergométrica.

A operação dos fones de ouvido da Samsung não requer telas. Tudo é feito com toques nas suas laterais. Um toque inicia ou pausa a reprodução, dois toques avançam de faixa e três toques retrocedem.

20161018_181202

Para ativar o assistente de voz que dá informações durante o exercício, é preciso manter o dedo sobre um dos Gear IconX. Você ouvirá uma contagem regressiva para começar a atividade e receberá dados sobre seus deslocamento e ritmo cardíaco. É como estar na presença de uma espécie de personal trainer digital.

Além de ajudar a monitorar os seus exercícios, o IconX também conta com um sensor de batimentos cardíacos. Os dados, porém, só podem ser vistos no smartphone, desde que o aplicativo S-Health esteja instalado e o IconX, devidamente pareado. Sim, seu celular precisa ter sistema Android para isso.

Os momentos em que o IconX caiu das minhas orelhas foram muito raros e em situações bem específicas, como no metrô lotado – situação na qual a gente, quase sempre, perde parte do controle do próprio corpo e de quaisquer fones de ouvido (com fio ou sem).

Ainda assim, precisei aprender a pressionar os fones de ouvido nas orelhas de maneira que eu não ativasse nenhum comando. A dica é pegá-los pelas laterais e empurrá-los mais fundo para garantir que eles não caiam.

Bateria

A duração da bateria é o suficiente para uma sessão de exercícios na academia ou uma corrida. Durante nossos testes, o IconX apresentou duração de pouco mais de 3 horas de duração na reprodução ininterrupta de músicas armazenadas nos próprios fones. Ao ouvir áudio a partir do smartphone, via Bluetooth, o tempo de duração da bateria caiu para 1h30.

A caixa dá energia extra ao produto, mas é melhor guardá-la aberta sobre uma estante ou gaveta. Isso porque, segundo a Samsung Brasil, “a caixa possui uma bateria interna que mantém os fones carregando sempre que inseridos nela”. Com isso, o melhor é deixá-los fora da caixa quando a carga deles estiver completa. No entanto, é preciso prestar atenção no nível de bateria para não ficar sem carga. Isso pode ser visto no aplicativo S-Health.

Vale a pena?

Por ser independente do smartphone, o IconX se apresenta como uma ótima solução para ouvir músicas enquanto você faz atividades físicas, seja em ambientes internos ou externos. Esses fones de ouvido ainda estão a alguns passos do futuro apresentado no filme “Her” (2014). Mas é nesse sentido que o IconX parece buscar sua evolução. Cada vez mais, as telas devem ficar de lado enquanto a tecnologia continua a evoluir.

8,5/10

Prós: Funcionamento independente do smartphone, assistente de treino e proteção contra água e poeira

Contras: Ergonomia e duração da bateria poderiam ser melhores

Conclusão: Ótimos fones de ouvido para quem pratica exercícios físicos na rua ou na academia. Não são fones para o dia a dia, mas são bons companheiros de treino.