Review: caixa Bluetooth da Sony é companhia dentro e fora de casa

Caixa de som Bluetooth SRS-XB30, da Sony, pode ser companhia dentro de casa ou em um churrasco no espaço externo de casa

São Paulo – A Sony SRS-XB30 é uma caixa Bluetooth que merece sua atenção caso você esteja em busca de um novo gadget para ouvir música. O produto alia qualidade de áudio a mimos como resistência à água, iluminação LED e reforço de grave.

Com isso, a SRS-XB30 se apresenta como um produto bastante versátil. Passei alguns dias usando a caixa como minha principal forma de ouvir música dentro de casa. E ela atendeu bem às minhas necessidades. Se a ideia fosse um churrascão na beira da piscina, a resistência à água faria dela uma ótima companhia.

O produto faz parte da linha de áudio da Sony que chegou recentemente ao Brasil. A XB30 é a irmã maior de outros dois produtos: a SRS-XB10 (uma caixa bem pequena e portátil) e da SRS-XB20 (intermediária, mas com alto-falantes menores do que a XB30).

Caixa de som SRS-XB30, da Sony

 (Victor Caputo/Site EXAME)

Apesar de ser a maior da linha, a XB30 ainda é compacta o suficiente para que seja levada de um canto a outro. Ela pesa 980 gramas e não ocupa tanto espaço dentro de uma mochila ou sacola.

Um de seus atrativos, a função Extra Bass funciona bem. Com ela ativada, o som não fica abafado como pode acontecer em concorrentes. O reforço de graves deve agradar aos mais chegados a gêneros de peso como hip hop, música eletrônica ou rock.

Para quem quer usar o gadget para festas em casa, ele também pode agradar. A potência do som é suficiente para divertir uma festa pequena. Para mais do que isso, a Sony dá a opção de usar mais de uma caixa simultaneamente por meio da tecnologia Party Chain. As luzes na porção frontal servem também para dar clima à festa.

Falando em bateria, a Sony promete 24 horas de fôlego com a XB30. Nos nossos testes, a caixa aguentou mais do que isso. Foram cerca de 30 horas de uso com as luzes desligadas (o que ajuda a bateria a durar mais).

Caixa de som SRS-XB30, da Sony

 (Victor Caputo/Site EXAME)

O visual da caixa Bluetooth é neutro. A frente traz apenas as saídas de som. A parte de cima tem botões de controle de músicas, volume, entre outros. Na traseira, uma tampa protege a entrada de energia, uma porta USB e entrada auxiliar de áudio.

Algo interessante é que o USB serve para carregar a bateria do smartphone. A solução é ótima para quem fica preocupado em gastar a bateria enquanto ouve suas músicas.

Na loja online da Sony, a caixa sai por 899 reais. Uma dica é buscar em comparadores de preço ou outros sites e lojas antes de fechar a compra. Já é possível encontrar preços melhores no varejo.

Avaliação

8/10

Prós: Boa duração de bateria, qualidade de som satisfatória e resistente a água (IPX5).

Contras: Visual poderia ser mais refinado.

Ficha técnica

  • Tamanho do alto falante: 48mm
  • Conectividade: Bluetooth, NFC, entrada auxiliar