Representantes da agência nuclear japonesa visitam Fukushima

Tóquio - Representantes da Autoridade de Regulação Nuclear do Japão (NRA) visitaram nesta sexta-feira a central de Fukushima para revisar um tanque do qual vazou...

Tóquio – Representantes da Autoridade de Regulação Nuclear do Japão (NRA) visitaram nesta sexta-feira a central de Fukushima para revisar um tanque do qual vazou recentemente cerca de 300 toneladas de água muito contaminada, informou a agência “Kyodo”.

A delegação, da qual fez parte o comissário Toyoshi Fuketa, visitou o local depois que esta semana o presidente da NRA, Shunichi Tanaka, se mostrou preocupado a respeito da possibilidade que contêineres similares ao que sofreu o vazamento comecem também a perder água.

A isto é preciso somar que a Tokyo Electric Power (Tepco), que gerencia a unidade, disse na quinta-feira que registrou altos índices radioativos em torno da parte inferior de outros dois tanques, no entanto não pôde confirmar estes possíveis novos vazamentos.

A Tepco realizou nesta sexta-feira em Tóquio uma cerimônia em memória de Masao Yoshida, diretor da usina na época do tsunami, que morreu aos 58 anos vítima de um câncer em julho passado.

Do memorial em homenagem a Yoshida, que permaneceu em seu posto na unidade após ser decretado o alarme de vazamento de radiação e que é considerado um dos “heróis” da crise de Fukushima, também participou o atual primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o ex-chefe de Governo quando aconteceu o terremoto e o tsunami em 2011, Naoto Kan.