Razer Adaro Wireless

logo-infolab

O fone de ouvido Razer Adaro Wireless se destaca, especialmente, por sua longa duração de bateria, pela qualidade de áudio e por seu design que oferece conforto ao usuário. O acessório funciona somente por conexão Bluetooth e não há distorção sonora perceptível. Isso acontece graças à certificação Aptx, o que quer dizer que o acessório pode comprimir a taxa de bits significativamente sem que haja perda de qualidade sonora.

Apesar de ser um produto da Razer, conhecida no mercado de games, o Adaro Wireless não é um headset, uma vez que não conta com microfone embutido. Ainda assim, jogar com este fone é uma experiência agradável devido às suas conchas acolchoadas que permitem o uso durante períodos relativamente longos sem gerar incômodo ao usuário.

[Conheça o método do INFOlab]

Design

O acessório tem conchas um tanto grandes, com 8,5 cm de diâmetro, e os protetores auriculares acolchoados têm boa espessura (2,2 cm), o que ajuda tanto no isolamento sonoro quanto no conforto. Mesmo assim, seu design não é muito chamativo. Sua construção tem somente a haste de plástico, revestida de couro sintético e dois filetes de metal que ajudam a dar firmeza para as conchas.

Em uma das conchas há a conexão microUSB, que conta com uma proteção feita em plástico, para que o gadget possa ser recarregado em uma tomada ou computador. Algo que faz falta á possibilidade de ligar o produto via cabo P2, caso ele esteja sem carga na bateria.

 Usabilidade

O Adaro Wireless é um produto que tem foco no dia a dia do consumidor. Ou seja, ouvir músicas, ver vídeos ou mesmo jogar games são as situações de uso mais indicadas.

Ao ligar o fone, ele emite uma mensagem sonora dizendo “Your device is connected” e ao desligá-lo ouve-se um “Goodbye”. Após o pareamento com um smartphone ou qualquer dispositivo que tenha Bluetooth, a conexão será feita automaticamente desde que ambos os produtos estejam próximos, algo que facilita o uso diário, apesar de não ser uma exclusividade deste fone. Durante os testes do INFOlab, o produto permanceu conectado a um celular à distância de até 10m (sem barreiras).

Os drivers de 40mm do fone de ouvido oferecem a reprodução de frequência de 20Hz até 40 mil Hz. Essa amplitude sonora é exatamente igual à captada pelo ouvido humano (veja um exemplo aqui). Com isso, nenhuma frequência sonora deixará de ser ouvida.

A experiência de uso não é flat, em que todos os sons estão exatamente equilibrados. Apesar da qualidade ser boa, as frequências com mais destaque são as graves. Os agudos têm desempenho comum, mas não muito cristalinos. Já os médios são os sons que têm menos evidência neste fone da Razer. Portanto, para ouvir músicas, talvez, os estilos mais adequados sejam os mais pesados, que normalmente têm mais graves. Alguns exemplos são hip hop e heavy metal. Música clássica e MPB não serão reproduzidas com plenitude por este gadget.

Bateria

A duração da bateria do Adaro Wireless foi surpreendentemente gratificante. Durante os testes realizados pelo INFOlab, após um carga completa (que levou 2h30), o produto aguentou por 23h38 de reprodução contínua de áudio por Bluetooth. Com isso, ele supera, por exemplo, o mais caro Sony MDR-10RBT, que aguentou 18h27 na mesma avaliação. É curioso notar também que a própria Razer se vangloria de que o produto pode ser usado por até 20 horas seguidas, mas, na verdade, ele aguenta algumas horas a mais do que o anunciado.

Vale a pena?

O Adaro Wireless tem um problema de custo no Brasil: seu preço sugerido é de 799 reais. Nos Estados Unidos, ele custa 140 dólares, aproximadamente, 320 reais. Entre os fones Bluetooth, o valor está acima da média, especialmente para quem tem um gosto musical eclético e, consequentemente, gosta de ouvir estilos variados durante o dia (cujas frequências sonoras de destaque podem variar). O microfone embutido também faz falta quando o assunto é jogo online.

Ainda assim, o conforto de uso e a duração da bateria são pontos importantes deste fone de ouvido — e essas são características raras no mercado brasileiro. O investimento vale a pena para quem gosta de músicas pesadas ou quer um acessório para games.

Ficha técnica

Formato Over-the-ear
Resposta de frequência (Hz) 20 – 20.000
Sensibilidade [dB/mW] 91 +/- 3dB
Impedância [ohms] 32
Tamanho dos drivers [mm] 40

Avaliação técnica

Prós Boa construção, wireless, excelente duração de bateria
Contras Não possui conexão P2 nem microfone
Conclusão Fone com excelente duração de bateria e destaque para sons graves. Indicado para gamers e para quem gosta de música pesada.
Áudio 8.1
Redução de ruído e isolamento 7.5
Conexão 8.0
Design 8.1
Média 8.0
Preço R$ 799