Quer saber quantas calorias tem a comida? Este gadget pode te ajudar

Ao aproximá-lo de um objeto e pressionar o botão por dois segundos, SCiO analisa imediatamente a composição química do alimento

No futuro, você irá ao mercado e conseguirá ver pelo smartphone qual é a uva mais doce de todas, qual carne tem menos gordura e qual iogurte é o mais saudável da prateleira. Essa é a ideia de um grupo de cientistas da startup israelense Consumer Physics.

Os pesquisadores criaram um espectrômetro de bolso, o SCiO. Esse pequeno dispositivo funciona como um sensor de moléculas. Ao aproximá-lo de um objeto e pressionar o botão por dois segundos, SCiO analisa imediatamente a composição química do alimento.

Isso é possível porque o SCiO mede com precisão o comprimento das ondas de luz refletidas pelo alimento. Como cada molécula reage à luz de forma diferente, o sensor consegue capturar dados que revelam a identidade da comida.

O aparelho descobre todas as informações nutricionais do produto, como a composição e calorias de alimentos, medicamentos e de plantas. Essa informação é enviada para o smartphone do usuário por Bluetooth. Então, ao abrir o aplicativo da startup, todas as informações irão aparecer na tela do celular.

A startup já finalizou a criação do SCiO. Agora, os desenvolvedores iniciaram uma campanha no site de crowdfunding Kickstarter. A meta era arrecadar 200 mil dólares para alavancar a produção em massa do SCiO.

A campanha tem sido um sucesso. Ainda faltam 5 dias para encerrar a arrecadação, mas mais de 11 mil pessoas já ajudaram os cientistas, que já conseguiram mais de 2 milhões de dólares.

O SCiO deve chegar ao mercado em janeiro de 2015 por 199 dólares. O frete para outros países é de 15 dólares. Veja abaixo um vídeo em que a startup explica o funcionamento do SCiO:

//www.youtube.com/embed/BrtGSEwfIJY

12 alimentos tentadores que você não deveria comer

Clique para abrir o link no navegador