Quem falta nesta foto dos mais poderosos da tecnologia?

Com a visita do presidente chinês aos EUA, foi realizado o 8º Fórum EUA-China de Indústria da Internet. Mas uma gigante do setor não estava por lá. Quem?

São Paulo – Xi Jinping, presidente chinês, está em visita aos Estados Unidos. Um dos compromissos na agenda dele foi o 8º Fórum EUA-China de Indústria da Internet.

Lá, o presidente se reuniu com os maiores nomes da tecnologia e da internet, tanto dos Estados Unidos quanto da China.

Uma foto, que está abrindo este texto, registrou o encontro. Lá estavam americanos como Tim Cook (CEO da Apple), Jeff Bezos (CEO e fundador da Amazon, Mark Zuckerberg (CEO e co-fundador do Facebook), Satya Nadella (CEO da Microsoft) e Ginni Rometty (CEO da IBM).

Grandes executivos da China também estavam. Entre eles Pony Ma (CEO da Tencent), Jack Ma (fundador do Alibaba), Yang Yuanqing (CEO da Lenovo), além do presidente chinês. No final deste texto você encontra a lista completa de quem está na foto.

Mas você percebeu que alguém está faltando nessa imagem? Esse alguém é o Google. A empresa poderia ter participado com Larry Page ou Sergey Brin (os fundadores), assim como com Sundar Pichai, atual CEO da empresa.

A relação entre o Google e o governo chinês não é fácil. Em 2010, depois de se recursar a censurar conteúdo no país, o Google foi bloqueado – e continua até hoje.

Vale lembrar que o Facebook passou por algo parecido. Não é possível acessar a rede social da China. Mesmo assim, Mark Zuckerberg esteve presente e chegou a conversar com o presidente Xi Jinping no evento.

Fórum

No evento, devem ser discutidas questões empresarias e outras um pouco políticas. Os representantes chineses e americanos devem falar sobre ataques hackers e roubo de propriedade intelectual.

O mercado chinês é bastante importante para as empresas de tecnologia americanas. É um espaço com bilhões de consumidores em potencial.

Um grande exemplo da importância do país é a Apple. As vendas de iPhone no país foram enormes e ajudaram a empresa a bater recordes de faturamento com o smartphone.

Quem é quem?

Fileira superior: Li Jun (CEO da Sugon); Cheng Wei (CEO da Didi-Kuaidi); Tian Suning (CEO da Broadband Capital); Liu Liehong (CEO da CEC); Zhang Yaqin (CEO do Baidu); Jerry Yang (CEO da AME Cloud Ventures); Sun Pishu (CEO da Inspur); Brian Chesky (CEO do Airbnb); Shen Nanpeng (fundador da Sequoia Capital China).

Fileira do meio: Zhang Chaoyang (CEO da Sohu); Lisa Su (CEO da AMD); Yang Yuanqing (CEO da Lenovo); Harry Shum (vice-presidente da Microsoft); Steve Mollenkopf (CEO da Qualcomm); Xiong Qunli (CEO da CETC); Brian Krzanich (CEO da Intel); Zhou Hongyi (CEO da Qihoo 360); Reid Hoffman (CEO do LinkedIn); Cao Guowei (CEO da SINA).

Fileira inferior: Mark Zuckerberg (CEO do Facebook); Liu Qiangdong (CEO da JD.com); John Chambers (Chairman da Cisco); Jack Ma (fundador da Alibaba); Ginni Rometty (CEO da IBM); Xi Jinping (presidente da China); Satya Nadella (CEO da Microsoft); Lu Wei (ministro chinês encarregado de cibersegurança e políticas de internet); Tim Cook (CEO da Apple); Pony Ma (CEO da Tencent); Jeff Bezos (CEO da Amazon).