Quem é Sundar Pichai, o novo número dois do Google

Sundar Pichai ascendeu velozmente na hierarquia do Google e acaba de ser promovido por Larry Page ao segundo posto mais importante da empresa

São Paulo – Esta semana o Google anunciou algumas mudanças em sua estrutura. O CEO e co-fundador, Larry Page, anunciou que irá se concentrar em questões estratégicas. Ele designou Sundar Pichai como o novo número dois da empresa, que lidará diretamente com os diretores de cada área.

Os rumores afirmam que a mudança tem como objetivo deixar a empresa mais coesa e criar uma proximidade maior entre seus diferentes produtos. E a solução para isso seria a ida de Sundar Pichai para o comando de boa parte do Google.

Pichar será agora responsável por todos os produtos da empresa – ficam de fora apenas marcas como o YouTube, a Nest (empresa para produtos conectados adquirida há pouco tempo pelo Google) ou a Calico (o braço de saúde, um dos xodós de Larry Page).

Em resumo, Pichai será o líder das áreas de buscas, pesquisas, além do Google+, do Maps, da parte de comércio eletrônico e de anúncios. Mas não para por aí. As novas responsabilidades de Pichai serão somadas às antigas – ele já comandava a divisão do Chrome, Android e desenvolvimento de apps do Google.

Para aqueles que acompanham o Google de perto, o nome de Pichai é bem conhecido. Ele é um engenheiro indiano, nascido na cidade de Chennai. Entrou no Google em 2004 e é um dos executivos com carreira mais veloz da empresa. Em 2013, Pichai assumiu a divisão do Android após a saída de Andy Rubin, ninguém menos do que o criador do Android.

No site Re/code, Kara Swisher afirma ter ouvido de fontes que Pichai é um profissional profundamente diplomático e educado. O site Business Insider também ouviu suas fontes sobre Pichai.

Um dos grandes trunfos do indiano, de acordo com funcionários e ex-funcionários do Google é que ele sabe lidar com Larry Page. O site reporta uma ocasião em que Page entrou em uma sala e despejou um monte de informações a um grupo de vice-presidentes e diretores da empresa.

Chocados (e sem entender absolutamente nada) todos ficaram calados e Page saiu da sala. Foi Pichai quem assumiu o comando e então repassou tudo o que Page gostaria de ter dito. A diferença é que Pichai soube fazer isso de forma clara.

O engenheiro ainda é definido como alguém fácil de trabalhar, que sabe incentivar seu time. Isso faz com que boa parte dos funcionários tente migrar para áreas comandadas por ele (que agora são basicamente todas).

Apenas o tempo mostrará se Pichai é realmente a pessoa que vai fazer do Google uma empresa mais coesa. Mas os resultados em alguns funcionários já começaram. Ao Business Insider, vários empregados da empresa afirmaram que eles enxergam um futuro para o Google sob a batuta de Pichai.