Projeto permite que motoristas enxerguem através de carros em engarrafamentos

Pesquisadores da Universidade de Porto, de Portugal, trabalham um sistema que permite ao motorista ver através de outros veículos

Sabe quando você está preso no trânsito sem saber o motivo, já que você não vê o que está além da fileira de carros? Pensando nesse problema comum, pesquisadores da Universidade de Porto, de Portugal, desenvolveram um sistema que permite ao motorista enxergar através de outros veículos.

O projeto, ainda em fase de testes, chama-se See-Through System (“sistema para enxergar além”, em tradução livre) e ainda está em fase de testes. Mas os pesquisadores acreditam que, quando terminado, ele poderá beneficiar especialmente os motoristas de megalópoles, como São Paulo e Nova York.

O sistema funciona como uma “rede social” de câmeras instaladas em carros. Toda vez que você ficar preso atrás de um caminhão ou ônibus que o impeça de ver a rua, você poderá visualizar a imagem de uma câmera localizada em um carro à sua frente.

Testes já foram feitos tanto em simuladores virtuais como no mundo real. O sistema está em desenvolvimento desde 2010, sob a responsabilidade do professor Michel Ferreira e sua equipe na Universidade de Porto.

Segundo a New Scientisto tempo de atraso da imagem é de apenas 200 milissegundos e a tecnologia funciona também quando o carro está a 90 km/h em uma estrada para fazer uma ultrapassagem com mais segurança, por exemplo.

Como o sistema interliga as câmeras com uma conexão por proximidade, de veículo para veículo (V2V), outras pessoas não poderão acessar a câmera do seu carro quando você não estiver por perto.

Entretanto, a novidade ainda requer uma instalação complicada de uma tela de LCD que fica na frente do volante. A tecnologia poderia evoluir para algo mais prático, como uma aplicativo para o Google Glass, por exemplo.

Assista ao vídeo de demonstração dessa tecnologia.

//www.youtube.com/embed/Esh1EjgBQaI