Campanha no Kickstarter pede ajuda para criar o carregador solar mais leve e fino do mundo

A campanha para o carregador solar já arrecadou onze vezes a quantia estimada e segue até 20 de agosto

Um projeto do Kickstarter quer viabilizar o carregador solar mais fino e leve do mercado, capaz de carregar quase qualquer dispositivo móvel via cabo USB, de smartphones a câmeras. O chamado Solar Paper é “o menor carregador solar do mundo para a quantidade de potência que pode gerar”, diz a página do projeto no site de crowdfunding.  

Quando dobrado, o Solar Paper mede 19 centímetros de altura por nove centímetros de largura e pesa apenas 120 gramas – 75% mais leve que os concorrentes, diz a página. Com um centímetro de profundidade, o “papel solar” é tão fino que pode ser usado como um marcador de páginas. Para a campanha no Kickstarter, os criadores disponibilizaram três versões: dois, três ou quatro painéis solares, cada um com potência de 2,5 Watts. Para se ter uma ideia, um Solar Paper com dois painéis (5 watts no total) consegue carregar um iPhone 6 ou um Galaxy S3 de zero a 100% em apenas duas horas e meia – tempo equivalente ao de um carregador de tomada. 

Como foi pensado para ser o mais compacto possível, o usuário pode “encaixar” novos painéis separadamente se precisar carregar dispositivos maiores, como tablets. As placas dobráveis são ligadas entre si por ímãs e ligas de silicone. Além de resistente, outra vantagem em utilizar ímãs nas bordas é a possibilidade de grudar o carregador em superfícies metálicas. O produto também é à prova d´água. 

O Solar Paper ainda possui um visor LCD que mostra a corrente elétrica fluindo naquele momento do carregador para o dispositivo (medidor de amperagem). “Nós não iríamos incluir esse LCD se não estivéssemos absolutamente confiantes sobre nossa tecnologia e nosso produto”, dizem os responsáveis pelo projeto.

A primeira meta da campanha – 50 000 dólares – já foi superada em quase onze vezes. Mas ainda é possível participar das metas de extensão. Se o projeto alcançar os 750 000 dólares, eles vão presentear os doadores com um case para controlar a radiação ultravioleta. A arrecadação segue até o dia 20 de julho. O primeiro lote de Solar Paper deve ser entregue em setembro. 

A campanha foi criada pela startup Yolk, que desenvolve tecnologias inovadoras utilizando módulos solares. Um ano atrás, a mesma equipe já havia lançado no próprio Kickstarter o Solarade, projeto financiado que tinha proposta parecida: um carregador solar de dispositivos móveis, porém maior e não dobrável. O Solar Paper é o segundo produto da startup. 

Fonte: Kickstarter