Primeiro carro equipado com faróis a laser entra em produção

O farol a laser da BMW é cerca de dez vezes mais forte do que um convencional

A BMW começou a produzir faróis a laser, que serão um acessório opcional de seu novo carro hibrido, o i8. O veículo começa a ser vendido na Europa no meio do ano.

Os faróis funcionam da seguinte forma: um laser atinge uma substância de fósforo fluorescente dentro do farol, emitindo um raio de luz branca que é dez vezes mais intenso do que um produzido por um farol convencional.

A luz é tão forte que pode cegar temporariamente um motorista que está na direção contrária. Por isso, os faróis são controlados por uma câmera: se um carro está à frente, as luzes irão girar e diminuir sua intensidade, para que o outro motorista consiga enxergar.

O carro também possui um sistema de infravermelho para alertar o motorista se há pedestres cruzando a pista.

A BMW pretende implantar os faróis a laser no resto de sua linha de veículos, principalmente porque eles são quase 30 por cento mais econômicos do que o farol de um veículo comum.

A tecnologia de luz a laser também começa a se popularizar por outras áreas, além da automobilística. A LG já vende uma “Laser TV” de quase 100 polegadas e a Sony deve lançar um projetor a laser ainda neste ano.

Uma competidora da BMW, a Audi, também entrou no campo ao lançar um carro protótipo com faróis a laser, que irá às pistas em abril.