Presidente da Estônia luta contra perfil falso no Facebook

A falsa conta diz que o político gosta "os bolos" e que "o cargo de presidente é um trabalho divertido"

Vilnius – O presidente da Estônia, Toomas Hendrik Ilves, e seu Gabinete já tentaram quase tudo, sem sucesso, para eliminar da internet um perfil falso do chefe de Estado do pequeno país báltico criado no Facebook, revela nesta sexta-feira o jornal local “Õhtuleht”.

“Os trabalhadores da Chancelaria do presidente fizeram tudo que foi possível para eliminar o perfil falso”, declarou ao veículo o conselheiro para relações públicas do presidente estoniano.

A falsa conta do Facebook, onde o líder estoniano conta com 45 amigos e tem uma foto de perfil, diz que o político gosta “os bolos” e que “o cargo de presidente é um trabalho divertido”.

Também assinala que o parceiro sentimental de Hendrik Ilves é um homem, um tal Elheavo Santorum, que também tem foto no perfil.

As autoridades da antiga república soviética definem a falsa conta como “roubo de dados pessoais” e a polícia pode agir, se o presidente estoniano denunciar o fato, apontou a porta-voz do Departamento de Polícia, Helin Vaher.

Hendrik Ilves é conhecido como um grande fã das novas tecnologias, embora, segundo a imprensa local, também tenha sofrido alguns problemas por causa de seus hobbies tecnológicos.

Como reconheceu o próprio líder estoniano, ele precisou colocar fita adesiva sobre a câmera de seu computador pessoal para que crackers (os hackers que prejudicam pessoas e empresas) não consigam ver o que faz.