Positivo T701TV

logo-infolab

O tablet Positivo T701TV é um aparelho básico com tela de 7 polegadas e seu diferencial é o receptor de TV digital integrado (padrão 1-Seg). Como é um dispositivo de baixo custo, suas configurações básicas podem prejudicar a experiência de uso em tarefas de entretenimento e produtividade.

[Conheça o método do INFOlab]

O recurso de TV é, de longe, o melhor deste produto. Além de sintonizar a programação da TV aberta, ele também pode realizar gravações. Em vez de usar o fone de ouvido para melhorar o sinal, o tablet tem uma antena física retrátil. O software em si não se difere dos demais por ter opções para tirar screenshot, ver a programação de um canal, trocar de canais, ajustar de volume, além de contar com uma barra mostrando a quantidade de tempo restante do programa.

Foto por: Reprodução

O sistema Android 4.2.2 Jelly Bean que roda no Positivo T701TV conta com alguns recursos exclusivos da fabricante brasileira. Por ter sido lançado em ritmo de Copa do Mundo, o dispositivo vem com um aplicativo “Positivo Verde Amarelo”, que reúne notícias, fatos históricos, uma tabela de jogos e curiosidades das cidades sede do mundial de futebol da FIFA.

Foto por: Reprodução

A companhia já oferece pré-instalados no aparelho os aplicativos mais baixados da loja virtual Google Play, como é o caso do Facebook, bem como o de alguns jogos. Entretanto, devido à limitação de hardware, a experiência em jogos com este tablet não é das melhores, apresentando travamentos e perdas de framerate.  

Configuração

O Positivo T701TV tem processador ARM Cortex A9 dual core de 1 GHz, 8GB de armazenamento, entrada para cartão microSD e apenas 512 de memória RAM. O aparelho não possui Bluetooth nem 3G, apenas Wi-Fi padrão a/b/g/n, além de entradas P2 e microUSB. Mesmo entre os dispositivos de baixo custo, as configurações estão abaixo da média, tendo em vista concorrentes como o Samsung Galaxy Tab 3. Por outro lado, um ponto positivo é que 6GB estão livres para serem usados pelo consumidor. Além disso, é possível expandir a memória com um cartão microSD de até 32GB.

Vale notar que a atualização para o sistema Android 4.4 KitKat está prevista, mas ainda não há uma data oficial para o update.

A tela do aparelho é um problema devido à sua baixa resolução de 800 por 480p. As cores também apresentam um pouco de distorção, prejudicando a experiência de ver vídeos ou assistir TV no tablet.

Foto por: Reprodução

Bateria

A duração da bateria do Positivo T701TV aguentou por 5h15 durante os testes realizados no INFOlab reproduzindo vídeos continuamente com brilho de tela no máximo e Wi-Fi ativo. A marca não está acima da média da categoria, especialmente devido à ausência do Bluetooth, presente em muitos concorrentes e recurso que também fica normalmente ativo no teste de autonomia de bateria.

Câmera

Como na maioria dos tablets, as câmeras deste produto servem como quebra-galho para emergências. A principal tira fotos com resolução de 2MP traseira, sem flash nem opções refinadas de software. O registro de imagens leva de um a dois segundos. Já a frontal tem qualidade VGA (0,3MP) e é útil para videochamadas.

Foto por: INFO

Foto por: INFO

Foto por: INFO

A câmera principal filma com qualidade Full HD, enquanto a frontal grava em 480p. A qualidade da primeira, reproduzida no teste abaixo, é aceitável para um tablet.

Vale a pena?

O Positivo T701TV é claramente um produto de entrada, mas a configuração simplista prejudica sua usabilidade. Ele é bastante inferior ao Positivo Mini, que tem aparência semelhante à do iPad mini, da Apple, e uma quantidade de recursos muito maior. A compra é válida somente para quem precisa de um tablet para ver TV no dia a dia, uma vez que o aparelho pode travar durante o uso de aplicativos relativamente pesados.

Ficha técnica

Sistema Android 4.2.2
Processador (SoC) ARM Cortex A9 1 GHz (Dual Core)
GPU (SoC) Mali 400 MP
Armazenamento 8GB (6,04 livres) + microSD
Conexões Wi-Fi 802.11 a/b/g/n
Tela 7 polegadas (800 x 480p)
Bateria 5h15
Sensores Acelerômetro
Dimensões 19,8 x 12 x 1cm (L x A x P)
Peso 343
Memória RAM 512MB

Avaliação técnica

Prós Bom aplicativo para TV digital
Contras Fraca configuração; resolução da tela baixa
Conclusão Tablet de baixo custo com claro foco na TV digital. Entretanto, baixa resolução de tela limita qualidade de experiência de uso
Configuração 6.9
Usabilidade 6.0
Bateria 7.0
Design 7.0
Média 6.6
Preço R$ 369