Polícia chinesa usa óculos inteligentes para identificar pessoas

Basta que o policial olhe para alguém para acessar informações daquela pessoa; sistema encontra foragidos, mas também pode prejudicar cidadãos inocentes

A polícia chinesa começou a utilizar óculos equipados com tecnologia de reconhecimento facial para identificar criminosos procurados pela lei. Os aparelhos estão conectados remotamente a um banco de dados de suspeitos, o que significa que os agentes da lei podem encontrar fugitivos no meio de multidões.

A tecnologia já auxiliou a polícia a capturar sete bandidos, de acordo com a imprensa estatal. Os sete eram acusados de crimes que iam de fugir de um acidente de carro até tráfico humano.

Os policiais também já puderam identificar 26 pessoas que utilizavam identidades falsas, segundo a imprensa chinesa. O sistema tira fotos de indivíduos e compara com o banco de dados disponível – em caso de “match”, dados pessoais (como nome completo e endereço residencial) são mostrados para o oficial.

A China é líder mundial em tecnologia de reconhecimento facial e monitoramento em grande escala: tem 170 milhões de câmeras de circuito fechado, e deve instalar mais 400 milhões nos próximos três anos.

Críticos da medida acusam a tecnologia de oferecer ainda mais poder às autoridades, que poderiam perseguir dissidentes políticos e até mesmo minorias étnicas.

Este texto foi publicado originalmente no site Superinteressante.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s