Playstation 4 apresenta bug que pode quebrar console

Falha é encontrada nas mensagens e pode ser revertida

Atualização 17/10: A Sony diz que uma correção para o bug já foi liberada.

São Paulo – Uma vulnerabilidade perigosa foi encontrada no último final de semana por usuários de Playstation 4, que relataram ter visto uma mensagem com alguns símbolos enquanto jogavam “Rainbow Six: Siege” e “Destiny 2”. O bug obrigou alguns usuários a reconfigurar o console, o que poderia acarretar perda de dados que não estivessem salvos na nuvem ou em outro lugar.

A falha era encontrada quando os oponentes enviavam mensagens com um determinado conjunto de símbolos durante partidas com múltiplos jogadores, fazendo com que os usuários perdessem o jogo e forçando o console a parar de funcionar. Para consertar o erro, muitos usuários recorreram à restauração das configurações de fábrica e, consequentemente, perderam dados não armazenados.

A Sony, fabricante do Playstation 4, disse em comunicado que está ciente da situação e que vai lançar uma atualização para resolver o problema.

 

Como prevenir o bug

Para evitar que o bug atinja seu console, basta configurar as mensagens para o modo privado. Vá em Configurações > Gerenciamento de Contas > Configurações de Privacidade > Informações Pessoais e Mensagens, e defina Mensagens como “Amigos” ou “Ninguém”.

Até que a Sony lance a atualização, esta é a melhor maneira de prevenir o estrago causado pelo envio das mensagens misteriosas.

Como consertar seu console se você já recebeu a mensagem

De acordo com alguns usuários do Reddit, o bug pode ser consertado sem a necessidade de ativar as configurações de fábrica. A alternativa foi confirmada pela conta da Sony espanhola no Twitter.

O primeiro passo é apagar a mensagem que causou o problema, o que pode ser feito pelo aplicativo do Playstation no seu smartphone ou pelo site http://my.playstation.com. Além disso, você deve clicar em “Sair do Grupo”.

Depois disso, o seu PlayStation 4 precisa ser reiniciado no modo de segurança. Desligue seu console e segure o botão Liga/Desliga por sete segundos. O aparelho emitirá um som de “bip” e exibirá o menu do modo de segurança.

No modo de segurança, deve-se habilitar a opção “Reconstruir Banco de Dados”. Seguindo esses passos, o console deve reiniciar corretamente e o acesso a todos os jogos deve ser retomado.