Pinterest ganha clone ambicioso, o Pinspire

Rede que tem como objetivo ser mural virtual, já conta com domínios no Brasil, Europa e Ásia

São Paulo – A rede social mais badalada das últimas semanas, Pinterest, mal começou a fazer sucesso e já conta com clones de várias sortes. Um deles é o Pinspire, que tem até mesmo escritório no Brasil. As semelhanças entre as duas redes vão além do nome. Assim como a original, o similar tem como objetivo ser uma espécie de mural na internet, no qual usuários podem alfinetar, virtualmente, imagens, referências e inspirações.

Até esse ponto, não há muitas novidades uma vez que tudo o que é sucesso na internet, cedo ou tarde, ganha concorrentes. Aconteceu com o Groupon e, ao que tudo indica, está acontecendo com a Pinterest. Além do Pinspire, também existem os sites Stylepin, Thinng e tantos outros. Mas o primeiro tem alguns pontos um pouco mais delicados. Um deles é o layout da página, extremamente similar ao Pinterest.

Em entrevista ao Gizmodo, CEO do Pinspire, o alemão Karl Jo Seilern, admitiu que a empresa enxergou o potencial da Pinterest e com base nisso resolveu usá-la como inspiração para o desenvolvimento do Pinspire.

A diferença entre os dois, explicou, é que a rede social coordenada por ele teria abrangência muito maior que a rival americana. Enquanto a Pinterest por ora não dá sinais de expansão para outros países, o Pinspire espalha domínios em nações pela América Latina, Europa e Ásia.

História

A rede social foi lançada através da incubadora Rocket Internet. A empresa pertence aos irmãos Samwler e tem no currículo uma série de negócios que usaram a mesma estratégia para se firmarem no disputado mundo das startups.

No fim da década de 90, por exemplo, o clã fez fortuna com um site de leilão virtual, nos moldes do E-Bay. O Alando.de foi vendido em 1999 para o próprio e-Bay e se transformou no braço germânico da empresa americana. 

EXAME.com entrou em contato com a assessoria de imprensa da Pinterest sobre o assunto. A mesma, entretanto, disse que a empresa não vai se manifestar.