Mini PC da Samsung roda o sistema Chrome OS, do Google

Google e Samsung apresentam o Chromebox, PC de mesa que roda o sistema operacional Chrome OS e tem desenho que lembra o Mac mini, da Apple

São Paulo — Lançados há cerca de um ano em alguns países, os Chromebooks –  laptops com o sistema operacional Chrome OS, do Google – nunca se tornaram campeões de popularidade. Mas o Google e sua parceira Samsung não desistiram. A empresa sul-coreana apresenta, agora, o Chromebox, PC de mesa com o Chrome OS.

A ideia pode parecer exótica, mas faz sentido. Como esse sistema do Google roda aplicativos online, ele depende do acesso à internet para quase tudo. Quem carrega um notebook sabe que não há acesso à internet em 100% dos lugares. Mas o problema quase não existe para os PCs de mesa, que podem contar com conexão permanente. 

Assim, o Chromebox pode interessar a bibliotecas, escolas, LAN houses e usuários que só querem uma máquina barata para usar na internet. O computador tem formato compacto, que lembra o Mac mini, da Apple. Tem tomadas para a conexão de monitor, impressora, webcam e outros itens periféricos. E o Google fez alguns melhoramentos no sistema Chrome OS, que ganhou funções para acesso a arquivos armazenados no próprio computador. O PC custa 329 dólares nos Estados Unidos.

(título alterado em 5 de junho)