Parceiros do UOL sofrem ataques cracker

Os sites, entre eles o Vírgula, sofreram ataques do tipo defacement (quando o cracker usa da “pichação” para modificar uma página do site)

São Paulo – Dois sites parceiros de conteúdo do portal UOL sofreram uma série de ataques e tiveram suas páginas tiradas do ar.

Os sites, entre eles o Vírgula, sofreram ataques do tipo defacement (quando o cracker usa da “pichação” para modificar uma página do site).

Com a falha, ocorrida na tarde de ontem (27), o usuário era redirecionado para a página inicial do UOL ao acessar esses sites parceiros.

O cracker, que utiliza o codinome de Havittaja, publicou em sua página no Twitter que iria atacar 17 páginas de parceiros do UOL, porém sem citar os motivos para tal ação.

A INFO entrou em contato com a assessoria de imprensa do UOL para verificar se os ataques poderiam afetar também os serviços da empresa. Em comunicado, o portal afirmou que somente dois parceiros foram afetados e que o problema já estava sendo verificado.

“Em função de comportamentos anormais detectados pelo UOL em alguns sites de parceiros de conteúdo, o UOL direcionou o acesso destes sites para sua homepage. Vale ressaltar que estes sites são administrados pelas empresas parceiras de conteúdo, não tendo nenhuma ligação com sistemas e informações do UOL. Todo apoio técnico está sendo dado pelo UOL para ajudá-los”.