Paranoico? Mark Zuckerberg cobre a câmera de seu notebook

Em uma foto para comemorar o número de usuários do Instagram, Mark Zuckerberg aparece com seu notebook com a câmara tampada. Por que ele pode fazer isso?

São Paulo – O Instagram anunciou ontem que atingiu a marca de 500 milhões de usuários. Para comemorar, Mark Zuckerberg, CEO e cofundador do Facebook (que é a empresa dona do Instagram) publicou uma foto especial, que é a que está abrindo este texto.

O que alguns observadores atentos perceberam é que Zuckerberg faz parte do grupo de pessoas que usa uma fita adesiva para tampar a câmera de seu notebook.  Além disso, também é possível ver um pedacinho de fita bloqueando o microfone lateral do MacBook.

Como ressalta o site Gizmodo, essa é muito possivelmente a mesa de Zuckerberg e aquele o seu notebook de trabalho. Ele já transmitiu um Facebook Live dessa mesma mesa—o que diminui as chances de que seja apenas uma coincidência.

Veja abaixo uma imagem mostrando o notebook mais de perto. As marcas mostram onde estão as fitas adesivas no notebook de Mark Zuckerberg.

(Reprodução/Facebook)

Zuckerberg não é único com esse hábito curioso. Em abril deste ano, um diretor do FBI afirmou em entrevista que faz o mesmo. Ele disse que passou a fazer isso depois que viu “alguém mais inteligente” do que ele bloquear a câmera com fita.

Essa preocupação faz sentido. Uma pesquisa de 2013 mostrou que era possível acessar e ligar uma câmera de um MacBook sem que a luz de alerta fosse acessar.

Outro estudo, do Kaspersky Lab, de 2012 revelou uma ferramenta que faz trabalho parecido. As estimativas da empresa de segurança é que essa ferramenta estivesse sendo usada desde 2007.