Para ministro, reunião de Dubai foi positiva

"Acho que conseguimos conquistas importantes na área de roaming internacional e na negociação para os pontos de troca de tráfego de Internet", disse Paulo Bernardo

Recife* – O ministro da Comunicações Paulo Bernardo declarou nesta quinta, 13, em Recife, durante o lançamento comercial do serviço 4G na cidade, que ficou satisfeito com o resultado da reunião de Dubai e com a receptividade das propostas brasileiras.

“Acho que conseguimos conquistas importantes na área de roaming internacional e na negociação para os pontos de troca de tráfego de Internet”, disse ele a este noticiário.

Para Bernardo, a conquista dos pontos de troca de tráfego (PTTs) foi fundamental porque é um gasto importante do Brasil com infraestrutura de telecomunicações internacionais.

“Hoje gastamos US$ 500 milhões ao ano com essa infraestrutura porque 80% do tráfego de Internet tem que ir para Miami. A ideia é ter um PTT internacional no Brasil para evitar esse tráfego”. Segundo ele, começam agora as conversas com as operadoras interessadas e com a Telebras para viabilizar a construção do PTT.

No caso do roaming, o ministro diz que a redação aceita foi negociada com o Brasil e que atende às preocupações do País. “Originalmente, os EUA estavam preocupados em a possibilidade de se falar em preços, mas não é isso que queremos. O que o Brasil pediu foi transparência nos planos, regras para evitar roaming indevido nas fronteiras e qualidade de serviço, e isso conseguimos”, disse o ministro.

Em relação às políticas de Internet, Bernardo comemorou o fato de ter sido aceita a proposta apoiada pelo Brasil de que países em desenvolvimento participem mais ativamente dos organismos de governança internacional da rede.

*O jornalista viajou a convite da Claro